Lá de longe, o Abreus

Foto: Clemente Coutinho
ABREUS A distância, é perfeição que não acaba mais num dia médio de verão

Da janela da sua casa, em um apartamento em Candeias, Clemente Coutinho vê e fotografa mais do que um pico perfeito, quebrando com 3 a 4 pés perfeitos de onda, um swell médio de verão nordestino.

O momento, na realidade, é uma tapa do passado no seu rosto. Ali, mesmo sozinho e distante, o Abreus é um convite a muitas histórias do surfe. Não? Basta ler a quantidade de comentários sobre aquele pedaço do paraíso, no facebook de Clemente. A euforia de quem já passou pelo pico é de espantar.

Hoje, o Abreus está proibido de ser surfado por causa do crônico problema de ataque de tubarões em parte da Região Metropolitana do Recife.

Os contos do Abreus se multiplicam. Era ali que os surfistas mais cascas-grossas de Pernambuco eram forjados nos tubos e nas condições mais pesadas. Nas inúmeras conversas que tive e tenho com o amigo e mestre de jiu-jítsu Zé Radiola, a onda mítica sobressai do seu cast de assuntos.

Certa vez, antes de ir morar em São Paulo, num dos seus treinos no Abreus, Zé relembrou a passagem de um tubarão muito perto dele, enquanto esperava por mais uma série perfeita. Ali perto está o estuário do Rio Jaboatão, lugar onde algumas espécies do peixe mais temido dos mares usam para ter os seus filhotes.

Na água, o pernambucano gelou. Mas, naquela época, os bichos ainda eram "amigos", não atacavam os surfistas. Logo depois, veio o sorriso característico de Zé - turbinado por ter passado ileso por um problemão -, trazendo mais um take dos momentos inesquecíveis vividos no outside "internacional".

Clemente, o autor da foto, Carlos Burle, Sávio Carneiro, Eraldo Gueiros, Zé Radiola e tantos outros... É muito difícil não lembrar deles quando se vê uma foto como a de cima. Misto de nostalgia e agonia, por só poder curtir o Abreus de longe, como quem ama platonicamente.

OBS - Fiz questão de escrever e postar essa foto por causa do amigo Clemente Coutinho, que sabe tudo de Abreus, e do amigo Zé Radiola. Sei bem que, quando Luciana chamá-lo para vê-la, muita coisa vai passar pela mente e pelo coração do mestre de jiu-jítsu.

Comentários

  1. Marcelinho!!
    Assim vc mata Zé do coração! Ele já é meloso por natureza!!! Agora vou aguentar pelo menos uma semana só falando dos Abreus! Kkkkkkkkkk
    Bjoss

    ResponderExcluir
  2. No próximo swell vou marcar um encontro nos "Abreus", quer dizer, num bar na beira da praia bem em frente ao pico... Vamos tomar varias e surfar aquelas esquerdas na nossa imaginação !!!

    ResponderExcluir
  3. Rapaz, eh tanto surfista falando dos Abreus sem sequer saber do segundo e primeiro pico direito... E da pedra casca que tinha na frente do segundo pico... Todo mundo diz que surfou mas poucos sabem da verdade deste sonho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boas lembranças, sempre estive presente nos melhore dias deste lugar, são muitas histórias que não dá para resumir, forte abraço a todos que junto comigo viveram momentos épicos.

      Excluir

Postar um comentário