CBS define regras e calendário



A confusão na transição entre as diretorias antiga e nova da Confederação Brasileira de Surf (CBS) causou estragos. No último Isa World Juniors, realizado na Nova Zelândia, no início do ano, só metade do time viajou para disputar o evento, notabilizado pelas competições entre equipes. Na ocasião, o paulistano Gabriel Medina sagrou-se campeão mundial sub-18.

Só viajaram aqueles que tinham condições de pagar as próprias despesas. Foi a primeira vez que aconteceu algo tão cruel com os melhores surfistas de base do Brasil. Alijando o direito que alguns tinham de evoluir em pegas internacionais.

Para evitar coisas do gênero na sua gestão, o baiano Adalvo Argolo (Foto no topo/Mahalo/Divulgação) lançou nos últimos dias as regras do jogo para este ano. Mas para o Isa Surfing Games, este ano no Peru, que reúne não só a garotada como surfistas profissionais, sendo a open a mais festejada. Na mesma competição, em 1988, o paraibano Fábio Gouveia (Foto acima/SuperSurf/Divulgação) ganhou na categoria principal, o que seria o título mais importante vencido por um brasileiro, à época.

E dessa vez a intenção é colocar os brazucas completinhos para tentar repetir o feito conquistado em Maracaípe-PE, em 2000, quando o time nacional foi campeão geral.

A equipe do ISA será composta pelo seguinte número de atletas, cujos nomes serão definidos pelos critérios:

Categoria open: 4 atletas
Campeão Brasileiro Open + Campeão Brasileiro Júnior + 2 Surfistas Convidados

Categoria feminina: 2 atletas
Campeã Brasileira Open + 1 convidada

Categoria longboard: 2 atletas
Dois convidados

O calendário também já está definido e tem quatro etapas, beneficiando três Regiões do Brasil. No Nordeste são duas, no Sudeste, uma, e no Sul, outra. Vejamos, abaixo:

28 a 30, maio (etapa 1 - Bahia);
25 a 27, junho (etapa 2 - Espírito Santo);
27 a 29, agosto (etapa 3 - Paraíba);
08 a 10, outubro (etapa 4 - Santa Catarina);

Logo após a finalização do circuito a seleção será agrupada para disputar o Isa, que está marcado ser realizado entre os dias 19 e 27 de outubro.

Só para diferenciar, o Isa Games é uma competição que envolve surfistas (homens e mulheres, profissionais ou não) e longboarders. No Isa World Juniors, da mesma franquia, só disputa a garotada até 18 anos, meninos e meninas. Essa última foi vencida por Medina, com direito a show nunca antes visto em etapas mundiais de base.

Comentários