Guigui faz bonito na Tasmânia


O paulistano Wiggolly Dantas (Foto: Steve Robertson/ASP Australasia)é o quinto melhor surfista do mundo no ranking unificado que a ASP está implantando este ano. Ele tirou a posição do carioca Raoni Monteiro com o vice-campeonato conquistado na etapa com nível 6 estrelas que fechou a "perna australiana" do WQS 2010 no domingo na Tasmânia. O campeão foi o australiano de 20 anos, Stuart Kennedy, que saltou da 110.a para a 28.a colocação no ASP One Ranking, com os 3.000 pontos da vitória no primeiro O´Neill Cold Water Classic da temporada.

A O´Neill vai promover mais quatro desafios em ondas geladas neste ano. O próximo é entre dias 13 a 19 de abril na Escócia e os outros serão em Cape Town, na África do Sul, em julho, e em outubro, tem um no Canadá e o "PRIME" de 6.500 pontos, em Santa Cruz, na Califórnia, Estados Unidos.

O uruguaio Marco Giorgi também foi bem na costa selvagem da Tasmânia. Ele barrou o defensor do título do campeonato, o sul-africano Jordy Smith, e só parou no campeão Stuart Kennedy nas semifinais, dividindo o terceiro lugar com outro australiano, Chris Davidson. "É uma sensação incrível vencer um evento tão importante como esse e para mim foi até surpreendente", disse Stuart Kennedy, campeão australiano Pro Junior em 2008.

"Tivemos boas ondas aqui na Tasmânia nessa semana e em todas as baterias eu dizia para mim mesmo para esquecer os adversários e simplesmente surfar essas grandes ondas o melhor que podia. Foi o que eu fiz e deu certo".  Na grande final, o australiano não deu qualquer chance para Wiggolly Dantas, surfando duas ótimas ondas para totalizar 18 pontos de 20 possíveis, contra 12,57 do brasileiro.

"Quando tirei um 9,5 logo no início da bateria, fiquei muito nervoso, sabendo que estava em situação de vitória. Depois, surfei outra onda boa e me senti no topo do mundo quando ouvi a nota 8,5", contou Kennedy, que agora vai para Bells Beach participar da segunda etapa do ASP World Tour 2010 como convidado do patrocinador do Rip Curl Pro, cujo prazo começa nesta terça-feira em Victoria, na Austrália.

Já a próxima competição de Wiggolly Dantas é o segundo O´Neill Cold Water Classic de nível 6 estrelas do ano, nas ondas congelantes da Escócia entre os dias 13 e 19 de abril.O paulista ficou feliz com o resultado e enalteceu a vitória do adversário na final. "Foi uma semana fantástica aqui na Tasmânia e estou muito satisfeito pelo vice-campeonato também. Na final eu simplesmente não consegui encontrar as ondas certas, o Stuart surfou bem e mereceu ganhar, com certeza".

Um total de dezoito surfistas representou a América do Sul no evento móvel em Marrawah. As finais rolaram em ótimas condições, com ondas de 4-6 pés no domingo em Lighthouse Beach, palco principal do O´Neill Cold Water Classic esse ano. Depois dedespachar o defensor do título Jordy Smith no sábado, o uruguaio Marco Giorgi ainda passou pelo sul-africano Royden Bryson no domingo, antes de parar no campeão StuartKennedy. Ele mora em Santa Catarina e agora aparece em 24.o no ASP One Ranking, computando o terceiro lugar conquistado na Tasmânia.

Já o vice-campeão Wiggolly Dantas começou o domingo decisivo derrotando o francês da lha Reunião, Maxime Huscenot, atual campeão mundial Pro Junior da ASP. Na semifinal, impediu uma decisão australiana ao superar o top do ASP Tour, Chris Davidson, o mais experiente entre os finalistas.

O atual campeão brasileiro Messias Félix foi outra vítima de Stuart Kennedy em Marrawah. O cearense perdeu para ele nas oitavas-de-final e ficou em nono lugar na competição, empatado com o paulista Gabriel Medina, que três baterias depois foi barrado pelo neozelandês Richard Christie.

Comentários