Paciência e regularidade


No Hang Loose Pro Contest, em Fernando de Noronha, este no, tive oportunidade de conversar com Wiggolly Dantas (Foto: O'Neill/Divulgação). A ideia era fazer uma matéria com ele e Alejo Muniz, seu colega de Quiksilver. Muito centrado e educado, o papo foi legal. Ele se dizia finalmente preparado para ganhar o mundo em 2010. E que o fato de ter Alejo, ali pertinho, nas mesmas viagens e preparações, era muito importante. "Um puxa o outro", falou.

A verdade é que Guigui está deixando para lá aquela história de promessa. Ele entendeu direitinho que para sobreviver no surfe tem de estar sempre incomodando. Foi assim no Hang Loose, quando ficou em terceiro, foi assim no último fim de semana, quando foi vice do O'Neill Coldwater Classic, na Tasmânia, Austrália.

Desde o início consistente, o paulistano perdeu na final para o australiano Chris Davidson, que surfou bem desde o início e, nas finais, estava realmente iluminado.

Wiggolly é o quinto do mundo, na ASP One Ranking. E para participar da elite, a partir do meio do ano, vai ter de continuar mostrando regularidade. Se ganhar algum campeonato, ótimo. O mais importante, no entanto, é pontuar. Não perder de início.

Ele está tranquilo. Sabe competir. Isso é essencial no Tour Mundial. Como ele, a nova geração nacional tem noção de disputa maior que a anterior. São anos de treinamento em ondas perfeitas, assessoria individual... Tudo que não existia na época de Fabinho Gouveia e cia.

O paulistano, que justamente passou por anos de preparação, quer ir longe. E se continuar assim, conquistará seus sonhos no meio da competição. Tenho quase certeza.

OUTRAS PARTICIPAÇÕES
Gabriel Medina e Messias Félix caíram nas oitavas de final. Messias saiu de cabeça erguida. Medina também. A única observação sobre uma bateria é justamente a do paulista. Ele fez um "8 e lá vai" logo na segunda onda, pensou que ia ganhar quando quisesse e, no final, quando se viu em segundo, tentou uma tática suicida para passar. E se deu mal. Perdeu-se no jogo. Mas ele é novo. Tem só 16 anos e muito tempo para maturar ainda mais suas estratégias.

Comentários