Teahupoo, 17 de março de 2010


Todo amante do surfe em condições extremas tem de guardar esse dia na memória: 17 de março de 2010. Monitorado e aguardado ansiosamente, o swell de proporções gigantescas atingiu o Taiti há exatos sete dias (15 a 20 pés), proporcionando um dos momentos mais insanos já registrados na temida bancada de Teahupoo.

Alguns "brazilian nuts" fizeram a festa, como o pernambucano Carlos Burle e o baiano Danilo Couto. E gringos de toda parte do mundo também mandaram ver, caso do norte-americano Shane Dorian. Os locais Raimana van Bastolaer e Manoa Drollet (Foto: Josh Humbert) completaram algumas ondas impossíveis.

A verdade é que o big swell em Teahupoo só colocou ainda mais fogo na disputa do Billabong XXL Global Big Wave Awards, "o Oscar das ondas grandes", já que novas performances incríveis foram inscritas. Esta deve ter sido a melhor temporada dos últimos dez anos.

Teahupoo, essa onda que causa todo tipo de sentimento nos surfistas - do medo ao êxtase - é de longe a mais perigosa do planeta. Grandes ondulações oceânicas quebram com toda energia em cima de uma rasa bancada de coral. No dia 17 de março, alguns tentaram surfá-la na remada, mas foram os com jet-ski para a prática do tow-in que sobressaíram no outside.

Comentários