Titã resiste



É sempre assim. Empreendimentos imobiliários que podem gerar milhões passam por cima de tudo e de todos. Com o Titãnzinho, praia do bairro de Serviluz, um dos maiores nascedouros de talentos do surfe de Fortaleza, pode não ser diferente. O governo do Estado do Ceará entende que só a área tem condições de receber um estaleiro moderno.

Como já se pode imaginar, o resultado da implementação do projeto seria catastrófico. O maior deles: o Titã, considerado o "Havaí cearense", perderia suas preciosas ondas.

Claro que lideranças locais ligadas ao esporte gritam a plenos pulmões contra a arbitrariedade. E a discussão da construção do estaleiro e o extermínio do surfe no local têm de ser revistos pelas autoridades. O bairro de Serviluz é considerado um dos mais violentos de Fortaleza. E é por meio do esporte, praticado ali, bem em frente às suas casas, em condições internacionais, que as estatísticas de criminalidade diminuem. E muitos têm tomado o caminho do bem.

Não são poucos os que saíram do Titanzinho e conquistaram o mundo, como Tita Tavares(Foto: SuperSurf/Divulgação), André Silva e Pablo Paulino, bicampeão mundial júnior. Agora, todos estão apreensivos quanto ao futuro do lar onde aprenderam o bê-á-bá do surfe.

Com o intuito de hipnotizar a população, não foram poucas as cartas jogadas pelos políticos cearenses que apoiam o Estaleiro. Recentemente, até um suposto abaixo-assinado com mais de 10 mil assinaturas chegou às mãos do governador Cid Gomes. Mas logo foi declarado peça de comédia.

Já se estudou, até mesmo, a construção de um quebra-mar semelhante ao do Titãnzinho numa praia vizinha, para que um novo pico de surfe fosse criado. Com estrutura moderna para a prática da modalidade e tudo mais. Você acredita mesmo que isso sairia do papel depois da construção do Estaleiro Ceará? Acho pouco provável. Só falácias.

Só resta ir para as ruas, protestar e não deixar que acabem com a diversão e o escape de um povo que já sofre o bastante. Nem o argumento de que só aquela área, próxima ao porto de Mucuripe, nem o interesse de outros estados no empreendimento podem amolecer o coração daqueles que sonham em manter o Titã vivo.

Abaixo, um vídeo interessante, que assisti no Surfguru, que fala um pouco sobre o assunto e me motivou a escrever sobre o tema. Vale dar uma sacada na opinião de pessoas ligadas ao esporte com muito o que falar.

Comentários

  1. Parece até que eu tô te vendo falando e explicando tudo isso hehehe. Muito boa a iniciativa do blog. Bjocas e saudades de tu!
    Pati

    ResponderExcluir

Postar um comentário