Barra do Sul recebe juniors


A única cidade do Brasil que apresenta um surfista no brasão oficial do município será palco, esta semana, da segunda seletiva sul-americana para o novo circuito mundial Pro Junior da ASP. O Balneário Barra do Sul, no Litoral Norte de Santa Catarina, vai sediar o Vida Marinha Pro Junior, de sexta-feira a domingo, na Praia do Bispo. É a cidade de Gabriela Leite (Foto: Basílio Ruy/Fecasurf), que participou das duas últimas edições do Mundial Pro Junior, na Austrália.

A ASP South America realizou a primeira etapa no Rio de Janeiro, o Quiksilver e Roxy Pro Junior, com mais duas também confirmadas para definir quatro surfistas para a categoria masculina e as duas da feminina, que irão representar a América do Sul. Ambas também em Santa Catarina.

A próxima é o Mormaii Pro Junior, do dia 30 de julho a 1º de agosto, em Garopaba, Sul do estado. Na semana seguinte, de 6 a 8 de agosto, os principais atletas com até 20 anos de idade do Brasil e de outros países do continente voltam a competir no litoral norte catarinense, dessa vez na Prainha de São Francisco do Sul, para disputar o Oceano São Chico Pro Junior.

A Association of Surfing Professionals (ASP) está implantando um circuito para a categoria Pro Junior, este ano. Até 2009, os títulos eram decididos em uma prova única em Sydney, na Austrália, sempre no início do ano seguinte. A expectativa é de que o primeiro ASP World Junior Championships seja composto por três ou quatro provas, no máximo. Duas já estão garantidas, o Oakley World Junior, do dia 2 a 13 de outubro, em Bali, na Indonésia, e o já tradicional, que definia os campeões sozinho, Billabong ASP World Junior Championships, em Sydney, de 08 a 16 de janeiro de 2011.

As etapas serão disputadas no mesmo formato de competição utilizado no ASP World Tour, ou seja, com 48 competidores na categoria masculina e 18 na feminina. Cada um dos sete escritórios regionais da ASP - América do Sul, América do Norte, Havaí, Europa, África, Australásia e Ásia - indicam seis surfistas no masculino e duas no feminino, com o número de participantes de cada categoria sendo completado por atletas convidados pela ASP Internacional.

As seletivas da ASP South America apontam as duas do feminino e quatro surfistas do masculino, reservando duas vagas para os dois surfistas com até 20 anos de idade do continente mais bem colocados no ASP One Ranking 2010, ranking mundial unificado da categoria profissional.

O paulista Miguel Pupo começou na frente do masculino, batendo o atual campeão sul-americano na última onda que surfou na final contra o catarinense Alejo Muniz. Os dois, o paranaense Peterson Crisanto e o capixaba Krystian Kymmerson, que ficaram nas semifinais, no momento estariam se classificando para o Mundial Pro Junior da ASP.

Já no feminino, a paraibana Diana Cristina defendeu o título contra a havaiana Leila Hurst e derrotou a única estrangeira na bateria decisiva. A índia Tininha, como é conhecida, é forte candidata para mais um título sul-americano e as semifinalistas Camila Cássia, de São Paulo, e Barbara Segatto, do Espírito Santo, dividem a segunda posição porque a vice-campeã Leila Hurst não participa da disputa das vagas das seletivas da ASP South America por ser do Havaí.

Por João Carvalho, assessor de imprensa do ASP South America

Comentários