Billabong Pro SC: ponto final


A enorme estrutura do Billabong Pro Santa Catarina começou a ser desmontada na Praia da Vila, mas o maior evento de surfe da América Latina fica marcado na história do esporte. O potiguar Jadson André, de 20 anos, foi o primeiro brasileiro a vencer a etapa do ASP World Tour, em Imbituba.

O feito inédito é mais impressionante ainda porque a final foi contra o nove vezes campeão mundial Kelly Slater (Foto: Daniel Smorigo/Billbong Pro SC), 38 anos, que vinha embalado da vitória na etapa de Bells Beach, Austrália. O norte-americano também defendia o título de campeão da etapa brasileira do ASP World Tour, na Praia da Vila. Essa ele perdeu, mas pelo menos saiu de Imbituba liderando a corrida pelo seu décimo título mundial.

Não foi a primeira derrota do maior ídolo do esporte para um brasileiro. Em 1994, no auge da sua brilhante carreira, Kelly Slater foi batido pelo catarinense Teco Padaratz, na grande final da etapa de Hossegor, na França. Slater continua na ativa e Teco já não compete mais. Além disso, é um dos donos da licença da etapa brasileira do ASP Tour em Santa Catarina, além de hoje dedicar-se mais a carreira musical.

Ele também se apresentou no WCT Surf Music Festival, no primeiro fim de semana do prazo do Billabong Pro Santa Catarina, que só termina neste domingo. O jejum de vitórias brasileiras em casa, encerrado na quinta-feira, pelo natalense Jadson André, era longo. A última havia sido conquistada pelo paranaense Peterson Rosa em 1998, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro-RJ. Apesar de ser só a terceira etapa da temporada, o Billabong Pro Santa Catarina voltou a ser decisivo pelas novas regras do circuito mundial.

O número de integrantes na elite será reduzido de 45 para 32 atletas a partir do sexto desafio de 2010, quando começa a segunda metade do ASP World Title Race 2010. O corte será aplicado no Billabong Pro Teahupoo, entre os dias 23 de agosto e 3 de setembro no Taiti. Antes, tem outra etapa da Billabong, o Billabong Pro Jeffreys Bay, de 15 a 25 de julho, na África do Sul.

O novo formato para 36 competidores será inaugurado na etapa de Trestles, que está marcada para ser realizada entre os dias 12 a 21 de setembro, nos Estados Unidos.

Para o ano que vem, a elite será formada pelos 22 primeiros colocados no ranking final de 2010 e por dez surfistas indicados pelo ranking mundial unificado da ASP, o ASP World Ranking, que registra os oito melhores resultados conquistados nas etapas da divisão principal e nas do antigo WQS.

Por João Carvalho, assessor de imprensa da ASP South America

Comentários