
O Feriado de Tiradentes já amanheceu com chuva em Santa Catarina e o alerta da Defesa Civil do Estado está mantido para o risco de temporais e até queda de granizo. O bom é que essa frente fria está trazendo ondas para o Billabong Pro Santa Catarina.
Uma primeira chamada para o início da etapa brasileira do ASP World Tour está confirmada para as 8h da sexta-feira, na Praia da Vila, primeiro dia do prazo que vai até 2 de maio, em Imbituba. O Brasil tem quatro surfistas na divisão de elite do surfe mundial e três deles acabaram escalados juntos na rodada de apresentação dos melhores surfistas do mundo no litoral sul de Santa Catarina.
O paulista Adriano de Souza (Foto: Kirstin Scholtz/ASP Images)
, o potiguar Jadson André e o catarinense Neco Padaratz estrearão na terceira bateria e só o vencedor avança direto para a terceira fase. Mas, os dois perdedores têm uma nova chance de classificação na repescagem, quando começam os duelos homem-a-homem nas etapas do ASP World Title Race.
Apenas o catarinense Marco Polo ficou sozinho e terá uma parada duríssima contra o tricampeão mundial Andy Irons e o número 4 do ranking 2010, o californiano Bobby Martinez. Eles disputam a sexta bateria da fase classificatória.
Além do quarteto verde-amarelo da elite mundial, mais três brasileiros vão competir nas vagas de convidados do Billabong Pro Santa Catarina. Já é regra na etapa brasileira do ASP Tour, desde que ela mudou para Santa Catarina, os campeões brasileiro e catarinense receberem os dois wildcards da organização do evento.
Assim, o cearense Messias Félix, número 1 do Brasil em 2009, e o alagoano Tânio Barreto, campeão estadual catarinense que há muitos anos mora em Florianópolis, estão confirmados. E na vaga do patrocinador, a Billabong escolheu fazer uma triagem para definir quem completará o grupo dos 48 participantes em Imbituba.
Um deles vai encarar o atual líder do ranking 2010, Taj Burrow, além do norte-americano C. J. Hobgood na oitava bateria. Outro entra na disputa seguinte com o defensor do título mundial, Mick Fanning, e o também australiano Tom Whitaker.
Quem pega quem só será conhecido com o término da triagem, dependendo da classificação do vencedor no ranking mundial. A terceira vaga em aberto ainda na fase inicial do Billabong Pro Santa Catarina é na décima bateria, encabeçada por Kelly Slater e pelo português Tiago Pires.
Slater venceu a etapa brasileira do ASP Tour em Imbituba, no ano passado, numa emocionante final contra o paulista Adriano de Souza. Ele já havia sido o primeiro a comemorar o título em Santa Catarina em 2003 e, em 2009, igualou as duas vitórias de Mick Fanning em 2006 e 2007.
Os outros integrantes da Galeria dos Campeões em Imbituba são Taj Burrow em 2004, Damien Hobgood, em 2005, e Bede Durbidge, em 2008. Toda a torcida é para uma conquista inédita de um brasileiro e Adriano de Souza chegou muito perto disso em 2009.
Por João Carvalho, assessor de imprensa da ASP South America
Comentários
Postar um comentário