Marketing e espírito do surfe


Como campanha de marketing, os campeonatos com a chancela O'Neill Coldwater Classic são um sucesso. Três seis e um quatro estrelas oferecem boa premiação e são realizados, propositadamente, em lugares considerados "inóspitos" para a prática do surfe. Locais onde a água gelada é um desafio para qualquer ser humano.

É uma prova que tanto evoca o drama, como o lado mais prazeroso do esporte, que é surfar ondas perfeitas, estejam elas onde estiverem.

Quem assistiu às baterias do O'Neill na Tasmânia e em Thurso (Foto acima: O'Neill) pode observar como os competidores entram na água. Cobertos da cabeça aos pés, só deixando de fora o rosto.

As fotos da matéria do Surfs In The Air, dando o resultado do evento, ilustram bem as condições extremas de frio: os cariocas Raoni e Yuri tomados pela roupa de borracha. Se não houvesse legendas, ninguém saberia quem eram aqueles ETs, desferindo porradas nas paredes das ondas.

Para quem nunca surfou nessas condições é um aprendizado daqueles. O pernambucano Bruno Rodrigues falou bem quando perguntado sobre as condições de surfe em Thurso. "Isso aqui está mais para um campeonato de pinguins", alertou.

Mas ser profissional requer pular barreiras e, Thurso, foi apenas a segunda delas nessas condições. Mais duas competições em ondas geladas estão em curso. Uma em Cape Town, África do Sul, a partir de 26 de julho, e a outra em Vancouver, no Canadá, com início marcado para 9 de outubro - nada mais curioso e inédito do que assistir a uma competição em terras canadenses.

No WQS é assim. O surfista tem de ser bom em todo tipo de onda, em qualquer temperatura. Não dá para reclamar. Agora, que sempre os gringos mais acostumados ao frio vão ter mais chances de chegar ao pódio, isso vão. Mas, sempre tem brasileiro tirador de onda, que não se entrega nunca. Vide casos de Yuri (vice-campeão, em Thurso) e Raoni (terceiro colocado). Vieram do País do sol e chegaram junto.

Enquanto os vídeos deste ano não chegam na internet, alguns bons momentos do evento de 2009 vão logo abaixo. Detalhe para Sunny Garcia surfando sem toca. É o valente nada...

Comentários