


* Márcio Markman
Diferente do que ocorreu nos anos anteriores, o seis estrelas disputado nas ondas geladas de Thurso, na Escócia, não atraiu a atenção de muitas estrelas do tour. Somente um top 45 do WT decidiu encarar a competição que começa nesta terça. Um pequeno contingente de brasileiros estará na luta pelos 3 mil pontos dados ao campeão.
Ainda é cedo para falar com segurança, mas parece que o novo sistema de pontuação adotado pela ASP acabou tirando um pouco do peso das etapas seis estrelas do WQS. Ao menos é essa a impressão, a de que os surfistas têm preferido concentrar esforços nas etapas primes. Daí o esvaziamento da competição em Thurso.
O único top 45 no evento é o australiano e novato na elite Blake Thornton. Justamente um dos que ainda não conseguiram nada no WT deste ano. Com dois 33º no currículo, Thornton deve estar pensando que é hora de se dividir entre os dois rankings, para tentar a manutenção na elite para o ano que vem – apesar da mudança no formato e da diminuição para 32 surfistas, o WT só contará com atletas oriundos do ranking do WQS deste ano apenas em 2011.
Três brasileiros estão escalados na primeira fase, justamente três surfistas da nova geração, com perfil mutante entre free surfers e competidores, o paulista Júnior Faria, o catarinense Ricardinho dos Santos e o carioca Jerônimo Vargas.
No round seguinte, quando entram em ação os cabeças-de-chave, a esquadra brasileira será reforçada por Diego Rosa-SC, Bruno Rodrigues-PE (Foto acima: Nilton Baptista) e os ex-WT Yuri Sodré-RJ, Raoni Monteiro-RJ (Foto do meio: Divulgação) e Bernardo Pigmeu Miranda-PE (Foto no topo: Divulgação).
Outros nomes de peso na disputa são o ex-campeão mundial Sunny Garcia e ex-tops do WT como Chris Ward, Aritz Aramburu, Tim Boal, Shane Cansdell, Cory Lopes e Michael Picon.
Vale lembrar que o pernambucano Pigmeu já foi vice da etapa, após ser derrotado somente na final, pelo inglês Russel Winter, outro que está na chave deste ano. Geralmente, quem se dá bem nas direitas on the rocks de Thurso são os regulars bons de tubo.
Para conferir a chave, acesse o link:
http://www.aspworldtour.com/alhunt/files/2010mqevt10.xls
* Márcio Markman é jornalista
Comentários
Postar um comentário