Nossos havaianos



Lembrei de um link do blog de Marcelo Trekinho, que visitei recentemente. O carioca falava de um "tal" Ian Gentil, garotinho de Maui, que tinha um surfe pronto, mesmo aos 13 anos. Sem conhecer o tal prodígio, resolvi colocar um ponto final na minha ignorância. Pesquisei sobre o moleque na internet e fiquei impressionado.

Descobri - o que todo mundo já sabia -, que ele é filho de cearenses. Mais especificamente do dono do famoso Beach Park, João Gentil, e mora no Havaí desde pequenininho. Nasceu na Flórida, mas já compete pelo arquipélago nos eventos de surfe.

É grande a lista de filhos de brasileiros residentes no HI que começa a despontar no surfe. Mas Ian, junto com Kiron Jabour (Fotos: Nilton Baptista), puxa a fileira dos mais talentosos, até o momento.

Kiron está num patamar superior. Páira ali na casa dos 19 anos, é patrocinado pela Quiksilver e desponta em alguns campeonatos do WQS, depois de ter um início avassalador no North Shore. Eram ele e Jonh Jonh Florence que se digladiavam, evento a evento, em busca do cetro de melhor.

Ian e Kiron tem histórias curiosas. O filho de cearenses chegou a morar em Fortaleza e a treinar futebol. Era bom de bola, jogou na escolinha de um clube local, mas foi realmente arrebatado pelo surfe. Já Kiron, filho do carioca João Maurício Jabour e da pernambucana Verônica Leicht, nasceu em Pernambuco.

É que os avós maternos do garoto são médicos na capital pernambucana. Tanto Kiron como Kailani foram registrados no Recife e passaram o início de suas vidas, os seis primeiros meses, na cidade. É muita história.

No vídeo abaixo, Ian mostra que mesmo magrinho e muito jovem não tem medo de onda pesada. Dá uma sacada.

Comentários