Praia da Vila na regressiva




Billabong está de volta à etapa brasileira do ASP World Tour, desta vez no nome do evento. O Billabong Pro Santa Catarina começa no dia 23 e vai até 2 de maio, na Praia da Vila, Imbituba, no Litoral Sul do Estado. Além da Billabong, a Skol, o Governo do Estado de Santa Catarina, por meio do Fundesporte, e a Prefeitura Municipal de Imbituba, patrocinam o maior campeonato da América do Sul.

Todos os surfistas da elite estão confirmados na etapa que vai ser a terceira da temporada. Kelly Slater (Foto acima: Kirstin Scholtz) vem com fome de vitória defender o título na Praia da Vila, assim como o paulista Adriano de Souza (Foto do meio: Kirstin Scholtz), vice-campeão na final do ano passado.

“Espero que o Brasil esteja sempre junto comigo. Quero muito voltar aqui na Vila e ganhar esse campeonato, porque o momento de hoje não vou esquecer jamais”, disse Adriano de Souza, após a emocionante decisão de 2009.

A Praia da Vila ficou lotada no último dia, parecia até um estádio de futebol pelo barulho do público, que torceu mais para a vitória do brasileiro, que seria inédita, do que para o maior ídolo do esporte em todos os tempos.

Slater até comentou sobre a frenética torcida para o Mineirinho do Guarujá. “Estava tranqüilo dentro d´água, mas é bem difícil competir assim, com 10 mil pessoas gritando e assoviando para o seu adversário. Quando eu pegava uma onda, ouvia apenas um ou outro vibrando, mas quando era ele o barulho era grande, muito grande”, descreveu Kelly Slater, no ano passado.

E Slater vem mais animado do que nunca para o Billabong Pro Santa Catarina. Ele ganhou a etapa passada em Bell's Beach, na Austrália, assumindo o segundo lugar no ranking liderado por um dos atletas patrocinados pela Billabong, Taj Burrow. Kelly pode até sair do Brasil na frente da corrida pelo seu décimo título mundial. Ele já venceu duas vezes a etapa brasileira do ASP World Tour, desde que ela mudou para Santa Catarina.

Foi campeão da primeira edição em 2003 e na do ano passado, terceira e última patrocinada pela Hang Loose.

Com a volta da Billabong, a marca australiana passa a promover o maior número de etapas do ASP World Tour 2010, quatro das dez deste ano. E agora serão três seguidas para definir os 32 surfistas que permanecerão na elite mundial para a segunda metade da temporada - o grupo sofrerá um corte de 13 atletas.

Após o Billabong Pro Santa Catarina, tem o Billabong Pro da África do Sul, em julho, em Jeffreys Bay, e o Billabong Pro Teahupoo, em agosto, no Tahiti. Já a outra é o Billabong Pipeline Masters, que fecha a temporada em dezembro no Havaí.

Por João Carvalho, assessor de imprensa da ASP South America

Comentários