A Nova Zelândia estreou oficialmente no ASP Women's World Tour nesta terça-feira, com a realização das duas primeiras fases do TSB Bank Women's Surfing Festival. As três representantes da América do Sul estão nas oitavas-de-final. A cearense Silvana Lima (Kirstin Sholtz/ASP) e a peruana Sofia Mulanovich passaram direto.
Já a paranaense Bruna Schmitz não começou bem e teve que encarar a repescagem para garantir a sua classificação nas ondas de 2-3 pés na praia Surf Highway 45, em Taranaki, na Nova Zelândia.
Com o vice-campeonato na segunda etapa da temporada em Bells Beach, Sofia Mulanovich ganhou a condição de cabeça-de-chave número 2 da brasileira Silvana Lima e foi a primeira sul-americana a se apresentar na Nova Zelândia.
Ela passou em segundo lugar na quarta bateria, vencida pela australiana Jessi Miley-Dyer. Na quinta, entrou Silvana Lima, que também avançou em segundo contra Rosanne Hodge, da África do Sul.
Só Bruna Schmitz não conseguiu ficar entre as duas primeiras colocadas para passar direto para as oitavas-de-final. Sua bateria fechou a primeira fase e nela a jovem australiana Sally Fitzgibbons fez a melhor apresentação do dia. Com nota 9,33 na melhor onda surfada em Taranaki, ela atingiu 17,26 pontos para superar todos os recordes do TSB Bank Women´s Surfing Festival.
Até então, a maior nota era um 9,00 da neozelandesa Paige Hareb e o maior placar pertencia a havaiana Coco Ho, que registrou 15,30 pontos no confronto que inaugurou o campeonato.
Bruninha não teve muito tempo para descansar e logo voltou ao mar para disputar a primeira repescagem. Nessa bateria conseguiu achar ondas melhores para passar em segundo para a terceira fase com exatos 12 pontos. A vitória foi da convidada da Nova Zelândia, Sarah Mason, que alcançou 14,83 pontos.
A australiana Claire Bevilacqua terminou em terceiro com 9,20, sendo eliminada em último lugar do terceiro desafio do ASP Women's Tour 2010.
Bruna Schmitz agora vai abrir as oitavas-de-final com a havaiana Melanie Bartels. A peruana Sofia Mulanovich pega a francesa Lee Ann-Curren na quinta bateria. E Silvana Lima está na última com a australiana Amee Donohoe.
Mesmo não sendo mais a cabeça-de-chave número 2, a cearense não vai escapar de enfrentar a australiana Chelsea Hedges novamente nas quartas-de-final, caso ambas vençam suas baterias.
As duas se encontraram nesta mesma fase nas etapas da Gold Coast e de Bell's Beach, com Silvana caindo em todas as disputas contra a ex-campeã mundial.
Por João Carvalho, assessor de imprensa da ASP South America
Comentários
Postar um comentário