Superação no gelo



Um vice-campeonato num evento de surfe tem de ser comemorado. E nas condições encaradas pelo carioca Yuri Sodré (Foto no topo: O'Neill/Divulgação), então, a vibração é dobrada. Ele perdeu a final no O'Neill Coldwater Classic, nas gélidas águas de Thurso, na Escócia, para o sul-africano Royden Bryson, numa disputa em que o campeão foi bem melhor.

E daí? De um lado, o representante de terras quentes, águas mornas. Atleta sudestino acostumado ao "Rio 40 graus". Do outro, um legítimo representante da família dos "pinguins", acostumado a temperaturas abaixo de zero. Deu ele, mas Yuri mostrou que mesmo em situação adversas, pode-se chegar ao longe.

Um outro resultado mostra que o também carioca Raoni Monteiro (Foto acima: O'Neill/Divulgação) voltou à velha forma. Subiu novamente ao pódio e, aos poucos, vai sedimentando o seu retorno à elite mundial, em 2010.

Raoni é um daqueles casos difíceis de entender. Tem capacidade, talento e surfe "internacional". Mas, desde que saiu da elite mundial, há quatro anos, passou por contusões, perdeu patrocínios, foi mal em campeonatos e, por muito pouco, não caiu no esquecimento.

No Hang Loose Pro Contest, em Noronha, este ano, ele perdeu a final para C.J Hobgood, mas ali mesmo mostrava que sua veia competitiva estava novamente pulsando. Melhor para ele, melhor para o surfe nacional.

Abaixo, o resultado final do O'Neill Classic

1º) Royden Bryson (AFR)
2º) Yuri Sodré (BRA)
3º) Raoni Monteiro (BRA)
3º) Shaun Cansdell (AUS)
5º) Nathaniel Curran (EUA)
5º) Glenn Hall (IRL)
5º) Marc Lacomare (FRA)
5º) Stuart Kennedy (AUS)
9º) Brian Toth (PRI)
9º) Hodei Collazo (ESP)
9º) Tim Reyes (EUA)
9º) Jonathan Gonzalez (CAN)
9º) Alain Riou (TAH)
9º) Jay Quinn (NZL)
9º) Lincoln Taylor (AUS)
9º) Dayyan Neve (AUS)
17º) Bernardo Pigmeu (BRA)
37º) Jerônimo Vargas (BRA)
49º) Ricardo dos Santos (BRA)
73º) Bruno Rodrigues (BRA)
73º) Diego Rosa (BRA)
97º) Júnior Faria (BRA)

Comentários