Limiar entre a atitude e a insanidade



Dia desses, surfando em Punta Rocas, no Peru, vivi uma história que merece ser contada. O mar variava, dia após dia, e observávamos uma queda nos gráficos mostrados pelos sites de previsão - o tão temido flat. O flat que falo, no entanto, tinha 6 pés. É, parece mentira, mas apesar de ser surfista e pescador conto uma das mais verdadeiras das verdades. Eu, Ruclécio Lucena (Foto acima: Bruno Macedo), e meu amigo, Bruno Macedo, comemorávamos onda após onda e aqueles momentos memoráveis dentro do mar. Até que surgiu uma garota. Seu nome era Shanon (Foto no topo: Ito). Nasceu no oriente, carregava consigo os traços peculiares, mas era naturalizada norte-americana. Tinha menos de 2 anos de surfe. Havíamos visto a garota, uns dias antes, em Luisfer, surfcamp onde estávamos. Até já a conhecia de outras viagens. Shanon era pequena no tamanho, mas grande, muito grande na atitude, buscando sempre as melhores. No outside, a valentia da pequena surfista nos despertou preocupações. Afinal, ali mesmo, naquela praia, já tínhamos passado apuros, com suas famosas séries “varredoras”. Cansados, após algum tempo na água, fomos nos alimentar e descansar para uma segunda session. Ouvimos quando um brasileiro falou do seu medo em Punta Rocas e Shanon respondeu: “Não vejo problemas em Punta Rocas”. Eu estava do lado e falei: “Você tem sorte, pois só hoje eu passei por três problemas, e dos grandes, graças a Deus sem sequelas”. No outro dia o mar subiu para 8 a 9 pés, e quem estava lá? Shanon, com sua 6’3. Aí pensei:"Será que ela tem noção do perigo?" A gringa, no entanto, só queria dropar ondas de série, numa atitude insana. Seu equipamento era nem de longe o recomendado. Até hoje, tenho esse dilema. Até quando ter atitude de Shanon dentro da água, nas suas condições - técnicas e de aparelhamento -, e numa situação tão cabulosa, não deixa de ser um gesto radical para se transformar apenas em insanidade? Essa é para pensar.

Por: Ruclécio Lucena
Edição: Marcelo Sá Barreto

Comentários

  1. Concordo sim!!!E em numero e grau,punta rocas são ondas fortes que acelera o coração de qualquer surfista de alma,seja profissional ou free-surfer.Vi ondas que só tinha visto em filmes e em revistas especializadas.Peguei altas ondas neste local e falo sem vergonha que gosto de pegar ondas grandes,mais confesso que puxei o bico numa onda em punta rocas, onde meu coração disparou adrenalizado,sabe aquelas ondas que você se esforça pra entrar nela e quando percebe está em cima do lip despencando!!!hehhehee!Felizmentente deu pra puxar o bico.Tenho boas lembranças deste pico espero voltar em breve,abraço muleke!!!

    ResponderExcluir
  2. maccoo, tive um momento como este e não fui tão feliz, despenquei e levei uma porrada da prancha alem de ser arrastado até a correnteza do inside, quando subi na prancha adivinha o quer estava por vir, foi f..., botei a prova meus treinos de oxigenação, cinistro mas estou aqui morrendo de vontade de cair lá dinovo, forte abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário