De tirar o chapéu


O Oakley Pro Junior, que reúne os melhores garotos do Brasil, na praia da Joaquina, em Santa Catarina, é uma boa oportunidade de falar do patrocinador do evento. A questão, aqui, não é discutir a marca como surfwear. Sua qualidade no trabalho com bermudas, camisetas e afins. Mas exaltar, principalmente, o seu gerente de Marketing, o Pinga, que para garimpar pepitas por esses Brasilzão afora tem talento fora do comum.

Em geral, empresas brasileiras e filiais internacionais no Brasil fazem, com muito esmero, trabalho semelhante. Billabong (Peterson Crisanto e Ricardo dos Santos), Quiksilver (Alejo Muniz e Guigui Dantas), Rip Curl (Jessé Mendes e Gabriel Medina) e a Hang Loose (Victor Bernardo e Ian Gouveia) são exemplos de quem vai na raiz para forjar o melhor para suas equipes, em termos de material humano.

A verdade, no entanto, é que o trabalho de formiguinha da Oakley tem colocado a marca na condição de espelho. Senão, vejamos. Sua equipe, de cima para baixo, é formada por Adriano de Souza, Mineirinho, e Jadson André, entre os profissionais. Ambos estão no ASP World Title, a elite mundial, entre os top 10. Jadson é o quinto, passadas três etapas. Mineiro, o oitavo. Isso é muito significativo - ainda mais Jadson sendo estreante.

O cast de riders nas categorias inferiores é equilibrada. Obedece uma ordem cronológica, sem atropelos, que não pede mais do que os atletas podem fazer. Logo abaixo de Mineirinho e Jadson, tem saindo do forno mais dois expoentes, quase prontos para encarar as feras mundiais. Num primeiro momento, Miguel Pupo. Logo depois, dois anos mais novo, Caio Ibelli (Foto: Basílio Ruy/Oakley), que não por acaso registrou o único dez do campeonato na Joaquina, até o momento, após aplicar um aéreo impressionante.

Se seguirem no mesmo caminho, dificilmente não vão ter uma carreira sólida. Miguel e Caio são donos de um surfe polido e moderno. E só faltam amadurecer um pouco mais em competições de grande porte.

Mais embaixo, a mais nova pepita da trupe. Ítalo Ferreira é potiguar - importante notar o esforço da marca em observar com carinho os valores do Nordeste -, de Baía Formosa, que encanta quem o vê surfar. Escuto falar no seu nome há uns dois anos. E Pinga, que não é besta nem nada, apressou-se em patrociná-lo.

Aos 14, competindo no Sub-20 Brasileiro, que tem sua final neste sábado, só foi eliminado nas oitavas de final. E não vendeu a derrota fácil para o pernambucano Ian Gouveia, que o bateu por pouco. Afora isso, Ian tem mais experiência que Ítalo. Aos poucos, mais um garoto de ouro da Oakley vai sendo preparado. Com paciência, investimento e nas boas ondas. O final é muito fácil de se imaginar.

À frente de todos, como um chefe de equipe, mas ainda competidor dos mais letais, principalmente nos tubos e em condições extremas, está o legend Danilo Costa. Experiente, a cara da empresa no freesurf é o espelho do espelho. Um tipo de resina que tem por finalidade arrematar um trabalho para lá de vencedor.

O filme Retratum, produzido pela Oakley, no início de 2009, e publicado pela Fluir, mostra um pouco desse grupo e também outros surfistas apoiados pela marca. O trailer está logo abaixo. Agora, é só curti-lo.

Comentários