Surfing's Day na lata!







O que torna o surfe especial? Uns dizem que é a interação esporte/natureza. Outros que é uma ótima forma de ter saúde e manter um corpo esbelto. Uma linha ressalta o lado curioso e divertido de percorrer a parede das ondas com uma prancha de fibra sob os pés. O surfe é tudo isso. E muito mais. Não existe uma só frase que o defina.

Neste domingo, o mundo comemora o Dia Internacional do Surf. E o "mundo" da frase não é um mero exagero de linguagem. Nos dias atuais, uma legião de fissurados lotam as praias em busca de uma ondinha que seja para fazer a cabeça. Ficar "geleia", como dizem em Pernambuco. Ou mesmo sarar uma sessão e sair do mar extasiado.

Quem está dentro, não quer sair. Quem desconhece o esporte, não entende os motivos para um interesse à beira do doentio. E é difícil entender mesmo. O surfe está longe de ser uma prática fácil de aprender. Mas é só ter o primeiro contato e ele te abate. Um sentimento incondicional toma de assalto, como se roubasse a alma dos iniciados.

A relação é louca. Se você está começando, vai passar horas no mar sem pegar nenhuma onda. Mas, no outro dia, sente novamente a necessidade de estar na água novamente. E quando se desce a primeira valinha? Aí, com a diversão se materializando, o amor aumenta vertiginosamente.

No início, existe o contentamento apenas de estar na água. Ao longo do aprendizado, advém a necessidade de pegar algumas ondas para mostrar para si mesmo que está evoluindo. E quando não acontece? Uma insatisfação de poucos segundos toma o surfista - sim, surfista mesmo, todos nós somos. Mas é só sair do mar, que já se planeja na próxima sessão, na qual, pensa-se com confiança, tudo será diferente.

O amor se renova quase instantaneamente. E as pazes são feitas.

O Dia Internacional do Surf será comemorado neste domingo em 40 pontos do mundo. Reunindo milhares de pessoas que amam o esporte e tem o prazer de dizer para quem queira ouvir que ser dessa tribo é ser diferenciada. No Brasil, são várias as iniciativas, no Nordeste e no Sul/Sudeste do País.

São estratégias simples, mas importantes, que são usadas para chamar a comunidade mundial à importância do surfe. Uma delas, na praia de Pipa, no Rio Grande de Norte, consiste em comemorar a data com um mutirão de limpeza das praias pipenses. Ser espelho para outras comunidades é importante. É ser surfista também.

Existem ainda outros eventos na Praia do Futuro-CE, na Praia de Itacaré-BA, na Praia de Itapoá-SC e no Rio de Janeiro. O link para acessar o site mundial do movimento vai logo abaixo. E o vídeo institucional vem logo a seguir. Se apaixone você também.

http://www.surfing-day.com/en/program.aspx








international surfing day 2010 from EuroSIMA on Vimeo.

Comentários