Titan sem cortes


A realidade do Titanzinho é cortante. É lá, por entre becos que vão dar num dos picos de surfe mais tradicionais de Fortaleza, que se escondem histórias sombrias, nas quais as drogas e a violência sobressaem de maneira avassaladora. O surfista profissional André Silva assistiu de muito perto o desespero humano. O querer voltar atrás em vão. A vontade de seguir em frente dominada. Os corpos que caem como se nada fossem, ou nada representassem. Seres humanos esfarrapados.

Ele é morador da comunidade cearense. Sobreviveu a partir de um esporte chamado surfe. E agora conta um pouco dos seus, daqueles que padecem sem a piedade da sociedade. Ao lado da sua namorada (mulher?), Lee-Ann Currem, filha do mestre do estilo e tricampeão mundial Tom Curren, penetrou na particularidade das pessoas do Titanzinho, apresentando-a no filme "Titan Kids". Mostrou de muito perto as dificuldades em que vivem. A violência e o vício que corrói o ser humano.

Bem na periferia da comunidade, na praia - ou melhor, no mar -, filmou a saída salutar da garotada do Serviluz, que encontra no surfe uma maneira digna de continuar vivendo. Sem fantasmas para assustar, desviar caminhos. O surfe encanta a galerinha, da mesma maneira que um dia encantou André e tantos outros que toparam com uma situação subumana e deram a volta por cima, como Tita Tavares, outra saída do Titanzinho.

O filme de André e Lee-Ann está pronto. Abaixo, um trailer que vale a pena assistir. E que certamente vai motivar os amantes do surfe e interessados em geral a procurarem o vídeo.

Titan kids trailer 1 from Andre Silva on Vimeo.

Comentários