Burle em destaque


Considerado pelo periódico como o profissional do País a mudar a imagem do surfe brasileiro no exterior, o pernambucano Carlos Burle é destaque em matéria da Men's Health, da editora Abril, deste mês de julho.

Entre outros aspectos, Burle é exaltado pela Men's por sua coragem e profissionalismo, após papo sincero com o repórter Jonas Furtado.

A revista já está nas bancas. Uma ótima oportunidade de conhecer mais a fundo aquele que é um dos maiores surfistas de ondas gigantes do mundo, que entre outras coisas também ensina a como viver bem. Com a saúde em dia, o que é mais importante.

Abaixo, o texto da Men's Health para a imprensa

Men´s Health, publicação da editora Abril, traz na edição de julho uma entrevista exclusiva com o pernambucano Carlos Burle, pernambucano, que pode ser considerado um dos responsáveis pela imagem do surfe brasileiro no exterior. Ele integra um seleto grupo de homens que já surfaram uma onda com mais de 20 metros de altura. E não é só. Em abril passado, Burle foi confirmado campeão do circuito mundial de ondas grandes na remada, repetindo um feito conquistado em 1998, quando ganhou seu primeiro campeonato mundial de ondas grandes, realizado na baía de Todos os Santos, no México, mesmo com um corte na cabeça. Naquela época, a imagem do atleta sendo resgatado correu o mundo e virou um ícone de coragem, característica retransmitida, especialmente, aos demais brasileiros do surfe. "O risco é inerente a certas atividades. Temos que estar preparados para enfrentar as condições mais adversas", afirma.

O big rider - como os surfistas de ondas grandes são denominados - dedica-se, atualmente, à prática de Tow-In, variação do surf na qual é rebocado por um jet ski para a onda. Além de continuar no surfe, aos 42 anos, Burle é mentor da campeoníssima, Maya Gabeira, considerada a melhor surfista de ondas grandes do mundo entre as mulheres.

Na entrevista, o surfista conta mais sobre sua carreira e acidentes: "É preciso usar os obstáculos para evoluir", comentou. Ele deu várias dicas que podem ser sobre vida profissional:

"É fundamental ter uma boa leitura da situação para fazer análises corretas e ter reações adequadas a cada momento. Por isso, o surfe é educativo. O meio em que se pratica o esporte é mutante".
"Vencer o medo não pode ser um ato de irresponsabilidade; é preciso entendê-lo para dominá-lo".
"É realizador transmitir as próprias experiências para a nova geração".
"Estar bem informado é fundamental para planejar melhor as estratégias e manter-se confiante quando o bicho pega".

Comentários