Heitor voa no País Basco



O brasileiro Heitor Alves (Foto no topo) esteve imbatível no último dia do ASP 6-Star do País Basco e conquistou o título do San Miguel Pro Zarautz apresentado pela Euskaltel. O francês Tim Boal impediu uma segunda decisão brasileira na perna européia do ASP World Star, barrando Willian Cardoso na semifinal. Em seguida, o cearense ganhou o duelo contra o grande destaque do campeonato, o paulista Gabriel Medina (Foto acima). Pareceu uma final antecipada para o ótimo público que lotou a praia no domingo de boas ondas de 3-4 pés em Euskadi, Zarautz, no País Basco.

Heitor Alves liderou a bateria decisiva de ponta a ponta, apesar dos esforços do francês Tim Boal para reverter o resultado. Apresentando uma boa combinação de manobras fortes de backside nas direitas, com as mais inovadoras, o brasileiro foi aumentando a vantagem a cada onda surfada, para garantir sua segunda vitória no ASP World 6-Star 2010. A primeira foi em casa, no Maresia Surf International do Ceará, em Paracuru.

"Estou muito feliz. Nem consigo acreditar que ganhei esse evento”, disse Heitor. “Foram muitas baterias difíceis. Para mim, a com o Gabriel (Medina) foi como outra final. Ele está surfando incrivelmente bem e o Tim (Boal) também veio bem, então isso valoriza a vitória e quero agradecer aos organizadores deste grande evento”.

A semifinal brasileira com Gabriel Medina foi sensacional. Ele ficou atrás a bateria inteira, precisava de 9,07 pontos, com menos de um minuto para o fim entra a onda, mesmo sem prioridade batalha por ela, arrisca tudo e arranca um 9,43 dos juízes com uma apresentação que o credenciou para o segundo título brasileiro na perna européia. O primeiro foi o do paulista Wiggolly Dantas na final verde-amarela da França.

O francês Tim Boal ficou contente pelo vice-campeonato e reconheceu que não conseguiu achar boas ondas na final, declarando justa a vitória de Heitor Alves. Gabriel Medina e William Cardoso ficaram em terceiro lugar no San Miguel Pro Zarautz. Medina foi brilhante mais uma vez e Cardoso contabilizou outro resultado sólido para voltar a se aproximar da zona de classificação para o ASP Dream Tour 2011.

"Foi difícil, porque o Tim (Boal) pegou a melhor onda que entrou na bateria e surfou muito bem”, disse Willian Cardoso, após a derrota para o francês na semifinal. “Mas foi um grande campeonato, com dois dias de ondas perfeitas, fiz o melhor que pude para fazer uma final brasileira, não foi possível, mas foi bom o resultado”.

PERNA BRASILEIRA
A perna européia parte agora para a sua última parada, nessa semana em Figueira da Foz, Portugal, com o ASP World Star voltando ao Brasil no final do mês, para a perna de fim de ano da ASP South America com três etapas de níveis 6 estrelas seguidas em Santa Catarina e Rio de Janeiro.

A primeira é o SuperSurf Internacional em Florianópolis, de 28 de setembro a 3 de outubro, no Costão do Santinho. Entre os dias 5 a 10 tem o Rio Surf Pro International, na Praia do Arpoador, e na semana seguinte, também na capital carioca, o SuperSurf Internacional fecha a temporada na Barra da Tijuca.

Por João Carvalho, assessor de imprensa da ASP South America

Comentários