Jacque é da elite

DE VOLTA Jaque ficou entre as melhores em Haleiwa e voltou para elite, em 2011
A catarinense Jacqueline Silva confirmou seu retorno ao grupo das dezesseis melhores surfistas do mundo ao subir no pódio da primeira jóia da Tríplice Coroa Havaiana. Aos 31 anos, será a mais experiente na elite recheada de talentos da nova geração no ASP Women's Tour 2011. A lista do ranking de acesso foi definida na última quarta-feira (17/11), ao mesmo tempo em que as ondas voltavam a subir no Alli Beach Park.

Jacqueline foi a quarta entre as seis classificadas, a mesma posição na final do Cholos Women´s Hawaiian Pro, que foi encerrado com mais uma vitória da tetracampeã mundial Stephanie Gilmore, desta vez sobre três novas adversárias na corrida pelo penta no ano que vem.

A vice-campeã em Haleiwa foi outra australiana, Tyler Wright, de 16 anos, que vai fazer companhia ao irmão, Owen Wright, no ASP Tour em 2011. E em terceiro lugar ficou a havaiana Alana Blanchard, 20, que tirou a última vaga no G-6 do WQS da australiana Claire Bevilacqua com este resultado. Alana e Jacqueline fizeram duas dobradinhas para confirmarem suas classificações. Na semifinal, barraram a australiana Sally Fitzgibbons, 19 anos, que pela segunda vez conquista o primeiro lugar no ranking de acesso para o ASP Women's Tour.

O feito até então era único de Jacqueline Silva, número 1 do WQS em 2001 e 2007. Fitzgibbons igualou o bicampeonato com os títulos deste ano e o de 2008. A catarinense saiu da elite em 2009, ficou fora este ano e em 2011 volta a formar a dupla do Brasil com a cearense Silvana Lima, 26, vice-campeã mundial nas duas últimas temporadas.

As outras novidades para o ano que vem, além das três finalistas, são a australiana Laura Enever, 19, a americana Sage Erickson, 18, e a francesa Pauline Ado, 19, que em setembro foi vice-campeã no 6 estrelas Maresia Girls International, na final contra a havaiana Coco Ho na Praia Mole, em Florianópolis (SC).

Por João Carvalho, assessor de imprensa da ASP South America

Comentários