SuperSurf só para legends

Foto: SuperSurf/Divulgação
MAIOR DO BRASIL Fabinho representa País no Mundial Master em 2011
Foto:Pierre Tostee/Divulgação
LENDA VIVA Carrol faz parte da lista de feras internacionais convidadas
O surfe moderno é datado do início do século passado. Foi "homologado" pelo campeão olímpico de natação Duke Paoa Kahanamoku, havaiano que em 1912, após lograr êxito nos Jogos de Estocolmo, fez questão de apresentar ao mundo o que fazia nas horas vagas. Pegava uma enorme prancha de madeirite, a colocava embaixo do braço e corria para o mar. Prazer inigualável, arrebatador.

O esporte se espalhou nos Estados Unidos na década de 1950 e, no fim dos anos 1970 início dos 1980, começou seu aperfeiçoamento técnico, tecnológico e mercadológico. Trata-se, portanto, de uma modalidade competitiva relativamente nova.

Foi nessa época que começaram a surgir as primeiras legendas internacionais. Tom Carrol, Tom Curren, Bartolomew Rabbit, Barton Linch e tantos outros presentearam gerações inteiras com estilo e pressão, fosse nas paredes manobráveis, fosse dentro de tubos. O SuperSurf World Masters vai reviver os grandes confrontos e performances entre os mestres de um passado recente, em 2011 (entre os dias 25 e 31 de julho), na Praia de Maresias, em São Paulo.

A lista de convidados da Master e Grand Master já foi divulgada pela ASP. E é encabeçada por ninguém menos que o decacampeão mundial Kelly Slater. Se ele não vier, a festa não será menos badalada, já que nomes como Curren, Carrol, Gary Elkerton, Martin Potter e Brad Gerlach devem aportar por aqui. A premiação, então, não é de se jogar fora, sendo um atrativo a mais para os competidores. Serão distribuídos nas duas categorias US$ 220 mil.

Dois brasileiros foram chamados com muita justiça: o maior de todos os tempos, Fábio Gouveia, e Vitor Ribas, o brasuca que por mais tempo defendeu o Brasil no WCT e contabilizou a melhor colocação na elite entre os atletas do País, ao fim da temporada 1999, uma terceira posição.

Ver todos esses caras na água certamente será motivo de satisfação para os amantes do surfe, principalmente aqueles que viram o negócio começar a tomar um rumo profissional. Agora, fica aquela expectativa de julho chegar logo para assisir aos mestres em ação. As listas de convidados vão logo abaixo. Veja se seu ídolo foi lembrado e comece a contagem regressiva. Tem nomes para todos os gostos.

CONVIDADOS MASTER
Kelly Slater
Tom Carroll (Aus)
Barton Lynch (Aus)
Martin Potter (Ing)
Gary Elkerton (Aus)
Damien Hardman (Aus)
Derek Ho (Haw)
Tom Curren (EUA)
Mark Occhilupo (Aus)
Luke Egan (Aus)
Dave Macaulay (Aus)
Rob Bain (Aus)
Shane Beschen (EUA)
Shane Powell (Aus)
Brad Gerlach (EUA)
Shane Dorian (Haw)
Matt Hoy (Aus)
Jake Paterson (Aus)
Victor Ribas (Bra)
Taylor Knox (EUA)
Fábio Gouveia (Bra)
Mike Parsons (EUA)
Jeff Booth (EUA)

CONVIDADOS GRAND MASTER
Shaun Tomson (Afr)
Wayne Bartholomew (Aus)
Mark Richards (Aus)
Michael Ho (Haw)
Cheyne Horan (Aus)
Hans Hedemann (Haw)
Glen Winton (Aus)
Simon Anderson (Aus)
Terry Richardson (Aus)
Buzzy Kerbox (Haw)
Bobby Owens (Haw)
Peter Townend (Aus)
Dane Kealoha (Haw)
Joey Buran (EUA)
Ian Cairns (Aus)
Jeff Hakman (Haw)

Comentários