ASP dita as novas regras

Covered Images ASP
TÁ DENTRO Mesmo com as disparidades de pontuação, Alejo está na elite
GARANTIDO Bom ou ruim, o certo é que em 2011 tem show de Jordy Smith
Com a intenção de corrigir distorções e tentar tornar mais dinâmica o sobe e desce entre o WQS  e o ASP World Title,  a ASP considerou algumas mudanças de pontuação nos três principais eventos de seu menu. O WT, o Men's Star Prime e o Men's 6 Star entram em 2011 com novos valores a partir de determinadas posições. Prova inequívoca, até para os mais caxias da entidade, de que a tão propalada democratização da elite do circuito mundial ficou apenas no papel.

Não se sabe, ainda, se as mudanças vão deixar o embate dos que almejam subir contra aqueles que lutam para não cair - estes, por sinal, disputam um WT pródigo na distribuição de pontos, sendo quase impossível sobrepujá-los - mais justa do que no passado recente.

"2010 foi uma temporada de estudos e nosso alvo era a reavaliá-la no final do ano e discutir as alterações adequadas para avançar", disse Brodie Carr, CEO da ASP. "E o comitê discutiu a estrutura da pontuação levando em consideração o desempenho dos atletas nesta temporada.Com alguns pequenos ajustes, temos que criar uma estrutura mais dinâmica e recompensadora para os surfistas na próxima temporada", prosseguiu.

A ASP observou lacunas e as elencou, divulgando no seu site (veja logo após a matéria), mas, em suma, o que ocorreu foi o aumento de pontuação nos eventos carros-chefes da marca internacional. É muito simples. No WT, só a 9ª colocação receberá um acréscimo. Agora passou para 4 mil. O ASP Prime, da 9ª à 2ª, também tem valores novos (9º - 2.400; 5º - 3.120; 3º - 4.225; e o 2º - 5.200). Nas provas seis estrelas, trocas da 5ª à 1ª posições (5º - 1.560; 3º - 2.080; 2º - 2.640; e o 1º - 3.500).

Na reunião envolvendo surfistas, técnicos e até organizadores, a discussão abordou três pontos básicos: manter e melhorar a corrida para se chegar a um indiscutível campeão mundial; premiar e reconhecer onde e quando as lacunas de desempenho podem ter lugar; e criar oportunidades suficientes para que os surfistas do ASP Prime possam se qualificar para o ASP World Tour, e para que os surfistas do ASP Star consigam entrar em eventos ASP Prime. Além da necessidade de aumentar os pontos de ASP Prime e dos eventos ASP Star.

"Lacunas de desempenho foram identificadas como o limiar abaixo nas áreas onde os surfistas estão realizando no nível mais alto em termos de formato e dificuldade", avaliou Renato Hickel, ASP World Tour Manager. Se vai melhorar, o futuro reserva mais uma incógnita. Mas só o fato de a ASP reavaliar condições antes tidas como ponto pacífico, dentro da assossiação, já é um bom começo.

ABAIXO, AS NOTAS ESPECÍFICAS DA ASP PRIME:
- A ASP tem cinco eventos no calendário de 2011 e US$ 1,1 milhão premiação
- Aumento dos pontos para os primeiros primeiros dos ASP Prime
- Mudança do formato, semelhante ao do ASP World Tour, do Round de 24 em diante
- Identificação de lacuna de desempenho acima de 13 º lugar;
- Uma vitória Prime equivale a um 3 º lugar do WT

NOTAS ESPECÍFICAS PARA EVENTOS DOS 6-STAR
- Premiar os surfistas que avançam até aos 1/4 de final e em diante
- Premiar os vencedores dos eventos 6 Estrelas

A tabela completa das mudanças ASP World Rankings está disponível neste link: http://www.aspworldtour.com/pdf/2011PointsStructure.pdf

Comentários