Jean no topo

Fotos: Pedro Monteiro/BRASIL1
VIBRAÇÃO Jean passa a bateria e soca a água em sinal de felicidade pelo título
VERSATILIDADE Rasgadas, pancadas de front e consistência competitiva. Isso é Jean
O joinvilense Jean da Silva, de 25 anos, é o primeiro surfista de Santa Catarina a ser campeão brasileiro profissional na história do circuito inaugurado em 1987. O título inédito para o Estado foi confirmado com sua vitória sobre o cearense Michel Roque, nas oitavas de final da última etapa do Brasil Surf Pro 2010. O duelo tornou-se decisivo porque outro catarinense, Tomas Hermes, já havia despachado seu principal concorrente, o potiguar Alan Jhones. O paulista Heitor Pereira também tinha chances de título, porém dependia da derrota de Jean. Os dois agora se enfrentarão na segunda quarta de final na Barra da Tijuca e para Heitor resta tentar carimbar a faixa do campeão brasileiro de 2010 no Rio de Janeiro.

“Estou muito contente por ter sido o primeiro campeão brasileiro de Santa Catarina. Tivemos grandes surfistas, como o Neco e o Teco Padaratz, David Husadel, Marco Polo, que chegou perto dois anos atrás, entre outros, então ter sido eu o primeiro me deixa mais feliz ainda”, vibrou Jean da Silva, que comentou sobre a bateria do título com Michel Roque. “Foi tensão desde ontem, contra o Flávio (Costa), num mar difícil. Agora com o Michel, ele surfou a melhor onda da bateria, mas eu soube administrar a vantagem que consegui até o final, usando as regras de competição, para passar para a próxima fase”.

Jean da Silva ainda falou sobre a ajuda do conterrâneo Tomas Hermes, que acabou com as chances do potiguar Alan Jhones. “Eu sabia que ia ser uma bateria boa, porque o Alan é um ótimo surfista, primeiro ano dele no circuito e arrebentou, ganhou etapa e está de parabéns. Mas o Tomas (Hermes) está numa grande fase, encaixado aqui na Barra, surfando muito e a gente está sempre torcendo um para o outro. Foi bem legal a bateria e bom pra mim que ele venceu, possibilitando eu decidir o título hoje (sexta-feira)”.

O catarinense está morando na capital carioca desde dezembro do ano passado e treinou bastante na Barra da Tijuca, para esta última etapa do Brasil Surf Pro 2010. “Eu tinha dificuldade de surfar essa onda. É uma onda que dá uns balanços, muito backwash, bem difícil, então adorei que essa etapa final foi confirmada aqui. Eu treino sempre aqui e isso me ajudou bastante. Está tudo dando certo desde que decidi mudar para cá e acho que vou continuar aqui. Agora vou querer fechar com chave de ouro essa semana, vencendo esta etapa”, promete Jean da Silva, que dedicou o título para o seu pai, Sidnei, destacando o grande apoio recebido dele e de toda a família ao longo dos anos.

Por João Carvalho, assessor de imprensa do BSP

Comentários