Renascimento do surfe pernambucano

Divulgação
TÁ DENTRO Luel conseguiu vaga para disputar o Brasil Surf Pro, em 2011
Por Alexandre Gondim/Jornal do Surfe *

Foi divulgada a relação da nova elite nacional do Brasil Surf Pro 2011 e para minha grata surpresa temos vários pernambucanos neste seleto grupo: Halley Batista, Luel Felipe, Alan Donato, Cesar Aguiar e Patrick Tamberg, de Fernando de Noronha, além de Monik Santos, na categoria feminina - some-se ao talentoso grupo Atalanta Batista, campeã nacional de longboard profissional de 2010, que está ganhando campeonatos Brasil à fora.

Estes nomes completam o novo grupo, que junto dos top-30 do Brasil Surf Pro 2010 e dos sete indicados pelos circuitos estaduais e regionais homologados pela ABRASP, disputará o tão cobiçado título de Campeão Brasileiro.

O fato mostra o renascimento do surfe de competição pernambucano. Os moleques tentaram, treinaram e conseguiram. É o sucesso da geração de ouro de Maracaípe. Após as tragédias decorrentes dos ataques de tubarões da orla pernambucana, o mapa do surfe do Estado foi transferido de Boa Viagem para Maracaípe e está aí o resultado.

Viva a força de vontade dessa garotada que sabia o que queria. Eles colheram bons frutos, com certeza. São com base nesses parâmetros que reforço a tese de que há um renascimento e fortalecimento do surfe pernambucano. Cada vez mais as revistas falam de nossos surfistas. A última Fluir publica em seus textos o nome de Inaldo Vieira e Alex Blau dropando as morras de Mavericks, seguindo o caminho nas ondas grandes de outro pernambucano ilustre Carlos Burle.

Vemos novamente anúncios de empresas regionais e nacionais nas revistas especializadas em surfe destacando as pratas da casa: Caca Campos, Lagosta, Halley, Inaldo Vieira, Pedro Lima... Ainda falta muito, falta principalmente os donos de empresas ligadas ao surfe voltarem a investir pesado no esporte e cabe a nós, surfistas, só comprarmos marcas que patrocinem a nossa tribo.

Garanto que se todos nós começarmos a assumir responsabilidades com o nosso esporte, Pernambuco só terá a crescer. Feliz Ano Novo ao surfe pernambucano.

* Gondim é um fotógrafo premiado de Pernambuco, que está no surfe desde a época quente do Acaiaca. Ou seja: ídolo!

Comentários