Patacchia solta o verbo

Refletir, sugerir ideias, criticar o que nos é colocado - ou aprovar, claro -, interagir e buscar alternativas são impulsos naturais do ser humano. Principalmente daqueles que julgam que pensar é básico para evoluir, chegar ao longe. O havaiano Fred Patacchia é uma dessas espécimes  de opinião própria, impulsiva e com substância. Ser multado pela ASP não é novidade por desagradar a entidade que rege o surfe no mundo. Na última entrevista dele, na ESPN estrangeira, a intenção era fazer uma reflexão sobre 2010. Ele está na elite mundial e, em vez de se calar, preferiu dar vazão às suas elucubrações. Terminou tecendo novas críticas, muitas semelhantes às feitas pelo Surf Is In The Air sobre o atual sistema de pontuação da ASP e sobre o cerco às marcas de fora do meio do surfe, que tinham tudo para enriquecer mais o circuito e dar uma condição melhor aos profissionais. Além de discordar da diminuição do número de atleta da elite de 45 para 32, disse Fred: "Acho que precisávamos de mais dinheiro com mais companhias de fora do meio a entrar. E acho que a ASP está a fazer um péssimo trabalho para capitalizar o nosso desporto”. A entrevista do cara está simplesmente sensacional. Parabéns a ESPN. Abaixo, as principais frases do atleta (Fonte: www.onfiresurfmag.com).

Foto: ASP
PRESSÃO Fred é duro de ser batido na água e também joga pesado com as palavras
Foto: Checky
TRIUNFO Em 2008, o havaiano conquistou o seis estrelas prime em Trestles
“Pessoalmente acho que não se devia ter diminuído o número de surfistas: 45 era um bom número e quanto muito devia-se adicionar mais surfistas e não retirar. Há tantos bons surfistas no mundo e as pessoas querem torcer e apoiar os surfistas do seu País. Se o surfe é um desporto internacional, temos de ser agregar mais “áreas internacionais”. E se não tiver distribuição de surfistas por área o público certamente não acompanhará o circuito! Eu acho que de certa maneira demos um tiro no pé!”

“Eu sinto que os surfistas profissionais estão perdendo a “segurança de trabalho”, muitos bons surfistas “caíram” do circuito no meio do ano. E, se brincar, metade perdeu os seus patrocínios. E isso jogou a favor das marcas. As empresas que fazem estes eventos teriam de promover um determinado número de surfistas e agora têm de o fazer com menos e pagar menos salários. Conseguem fazer os campeonatos em menos dias e ao mesmo tempo estão despedindo surfistas. Estão poupando em muitas coisas!”

“Será que queremos ver os mesmo 32 surfistas em todos os eventos? É muito provável que os mesmo 32 fiquem no topo por algum tempo. E acho que se dá muito ênfase ao título mundial e se menospreza outros eventos. Por isso não se buscam grandes marcas fora do meio. Se houvesse outros eventos que tivessem prestigio e visibilidade das marcas como a Sony, outras poderiam se interessar.”

“Eu gostava do circuito de “antigamente”, mas acho que precisávamos de mais dinheiro, com mais companhias de fora do meio. Com mais dinheiro aparece mais interesse. E as marcas de surfe não estão conseguindo injetar esse montante na mesa. Acho que a ASP está fazendo um péssimo trabalho para capitalizar no nosso desporto!”

ENTREVISTA DE FRED NA ESPN INTERNACIONAL

Comentários