A vez dos sub-20

Foto: ASP
AÇÃO Caio Ibelli é o brasileiro melhor classificado no Mundial: está em 3º
O título mundial Pro Junior de 2010 da ASP será decidido entre sábado e o dia 16, no Billabong ASP World Junior Championship em Sydney, na Austrália. Pela primeira vez na história do prêmio para o melhor surfista do mundo com até 21 anos, os campeões serão definidos pelo ranking do novo circuito da ASP, iniciado com a inclusão do Oakley World Junior, disputado em outubro, na Indonésia. O Brasil tenta aumentar seu recorde de quatro títulos mundiais na categoria e o paulista Caio Ibelli começou em terceiro lugar nas semifinais em Bali.

O australiano Jack Freestone largou na frente na final contra o sul-africano Dale Staples, nos tubos de Keramas. Agora, ele é a grande esperança da Austrália para acabar com o longo jejum de 10 anos sem títulos no Pro Junior. Joel Parkinson foi o único que conseguiu, mas depois do bicampeonato conquistado em 2001, quando o Billabong ASP World Junior estreou na Austrália, foram os brasileiros que brilharam nas ondas de North Narrabeen.

As três primeiras edições rolaram no Havaí e o primeiro campeão Pro Junior da história da ASP foi Andy Irons, em 1998. Joel Parkinson ganhou no ano seguinte e o Brasil festejou seu primeiro título com o carioca Pedro Henrique, no ano 2000, último no North Shore da ilha de Oahu. Na Austrália, bicampeonato com Adriano de Souza, em 2003, e Pablo Paulino, em 2004. O paulista Mineirinho quase igualou os dois títulos de Joel Parkinson, mas quem conseguiu foi o cearense, na edição de 2007, disputada nas primeiras semanas de 2008.

Nos dois últimos anos, o potiguar Jadson André chegou às finais como franco favorito pelas grandes apresentações durante os campeonatos. Só que acabou perdendo o título de 2008 para o havaiano Kai Barger e o de 2009 para o francês Maxime Huscenot, das Ilhas Reunião. Mas o Brasil continua recordista com quatro troféus de campeão Pro Junior da ASP, contra três do Havaí, dois da Austrália, um da África do Sul e um da França.

BRASILEIROS
Todos esses títulos foram decididos no Billabong ASP World Junior Championship. Agora, será o primeiro que já vem com um resultado computado no novo ranking mundial Pro Junior da ASP. No Oakley World Junior da Indonésia, Caio Ibelli foi o destaque do time sul-americano, selecionado pela ASP South America. Ele só parou nas semifinais, em Bali, e chega na Austrália em terceiro lugar na corrida do título mundial de 2010.

Seus aéreos podem se encaixar bem nas condições do mar em North Narrabeen, favoráveis à manobra. Depois de Caio Ibelli, quem mais avançou na Indonésia foi o capixaba Krystian Kymmerson, que ficou em nono lugar, nas oitavas de final. O catarinense Alejo Muniz, novidade do Brasil para o ASP Dream Tour 2011, o paulista Miguel Pupo e o paranaense Peterson Crisanto só venceram uma bateria em Bali e dividem a 17ª colocação, com o paulista Jessé Mendes e o chileno Guillermo Satt terminando em 33.o lugar.

Por João Carvalho, assessor de imprensa da ASP South America

Comentários