Entre a razão e a paranoia

Fotos: ASP
RAZÃO Mineiro perdeu para Taj, mas ficou o sentimento de dever cumprido
QUASE Alejo pegou Jordy e se deu mal contra o novo queridinho da ASP
Existe um risco tênue no surfe mundial. Até onde há uma perseguição desenfreada contra brasileiros e até onde isso tudo não passa de paranoia desse povo alegre e guerreiro residente  na parte de baixo da Linha do Equador? Depois da primeira etapa do ASP World Title 2011, finalizada na última Quarta-Feira de Cinzas, em Snapper Rocks,  novamente veio à tona o assunto, com a eliminação de Adriano de Souza, Mineirinho, e posteriormente, com  a queda de Alejo Muniz, para muitos outro que saiu injustamente da briga pelo título do Quiksilver Pro.

Mineiro, na segunda melhor atuação de toda competição, perdeu para Taj Burrow, na quinta fase. A pontuação foi fantasmagórica, digna de uma final em Snapper: 19.06 x 18.94. Essa bateria merece maior análise do que a de Alejo, no entender do Surf Is In The Air. Mineiro chegou a estar perdendo a disputa quando deixou Taj, que até então não havia sido brilhante no evento, precisando tirar um 9,32. Perto do fim, o australiano, que surfava em casa, pegou uma onda da série. Foi burocrático - aquela atuação simples, para fazer a juizada soltar a nota - e recebeu 9,42. Foi muito, mas ele passou. Com a anuência dos árbitros da ASP.

No caso de Alejo, na sua bateria nas quartas diante do novo xodó do Mundial, Jordy Smith, surfou com muito mais pressão e sempre pegando as maiores da série. Jordy, em ondas pequenas e gordas no outside, mostrou a velocidade de sempre e o arsenal que o apontam como o melhor do mundo, mas sempre na beirinha, quando a onda abria uma parede mais em pé. Foi pouco. Como nas defesas de título do boxe, nas décadas de 1980 e1990, o desafiador tinha de ser muito melhor que o desafiado para levar a taça. No caso de Alejo, foi melhor. A diferença não foi gritante e deixou, injustamente, seguir no evento.

Houve ainda todo aquele jogo de cena. Jordy pegou a onda nos segundos finais e recebeu um 7,70, passando de fase. Alejo, logo depois, ainda foi penalizado com uma interferência. Alem da queda, o coice.

Dessa situação nasce um paradoxo daqueles. Não se pode criar um sentimento de perseguição neste nível estratosférico ao mesmo tempo que a tal subjetividade da arbitragem do esporte, cantada aos quatro ventos, parece ser letal para alguns surfistas do World Tour, sejam brasileiros ou estrangeiros de menor calibre, determinados assim pelos especialistas internacionais. Bater na tecla de que existe uma projeto antibrasil é uma ótima desculpa para aqueles que não estão se preparando e concentrando da melhor forma. Assim como é frustrante ver uma eliminação injusta quando todo um trabalho foi cumprido a risca e tinha tudo para dar certo.

Na sua página no Facebook, o manager de Mineiro, Luiz Campos (Pinga), desabafou: "Todo trabalho feito, muito trabalho, sempre buscando a evolução e melhorar dia após dia...Na hora fiquei sem ação...Me senti um palhaço...ou ate mesmo um otário. O Mundo inteiro viu o que aconteceu ontem..inclusive o proprio TB... que ficou surpreso e sem saber o que dizer e fazer após a bateria... Não tenho muito o que dizer...", afirmou o representante da Oakley, nitidamente cansado de um erro aqui e outro acolá contra os seus pupilos.

Vale ressaltar que para entrar com gás total na competição, a Oakley investiu pesado em treinamento para a sua equipe. Entre eles, dias de trabalho árduo na Costa Rica, só para afiar o grupo, pensando na difícil temporada de 2011. E, por um desses erros questionáveis, o que poderia ter sido um resultado daqueles na Austrália, fica apenas o gosto amargo de ter sido ludibriado ali, na cara dura. Pelo menos Taj não vai poder reclamar mais quando a arbitragem avaliar abaixo do que merece suas performances em finais contra Kelly Slater.

Abaixo, os dois vídeos. O de Mineiro e Taj, assim como o de Alejo e Jordy. Em ambos, dou vitória aos brasucas. Mas o texto aqui tem a finalidade exclusiva de criar uma discussão sadia. E cada um tem sua opinião. Assista e deixe o seu recado.

Mineiro vs. Taj


Alejo vs. Jordy

Comentários