Eric em estado de graça

Bonnarme /Aquashot
MONSTRO Eric doma mais uma num dia com tubos gigantes em  M-Head
Mullaghmore Head, na Irlanda, é um lugar frio, onde grandes ondas tubulares resolveram se esconder do crowd. É inóspita por natureza. E ninguém faz questão de esconder. Logo na chegada ao pico, a placa avisa: "cuidado: drop íngreme". Na trupe do Billabong Adveture Division, os surfistas estavam preparados para os contratempos. A fissura de pegar as maiores era maior que tudo. E a atitude superou frio e medo de errar em um quadro aterrorizante. Como amiga inseparável, a surperroupa de neoprene, com todos os seus adereços: luvas, touca e botinhas.

No grupo de profissionais, o franco-brasileiro Eric Rebiere. Foi ele quem no seu facebook, no dia 2 deste mês, divulgou a aventura, registrada em vídeo. Ex-top mundial e com uma queda daquelas para surfar em condições extremas, Eric botou para baixo, sem piedade. Em troca da coragem - isso tem de sobra -, foi protagonista de momentos alucinantes. Mais do que isso, sua disposição de correr atrás dos grandes swells pela Europa, principalmente, rendeu a indicação para o Billabong XXL, o oscar das ondas gigantes, na categoria Rider Of The Year.

Especificamente em Mullaghmore Head, Eric pode conviver com o perigo e com o prazer de poder desfrutar de ondas grandes com tubos ocos. E enormes - alguns cabiam uma camioneta dentro. Sem exageros. Quando se fala nos cilindros de ondas gigantes, os nossos heróis até acham alguns, por aí, mas sempre rápidos, com os surfistas posicionando-se mais para fora do buraco. Na sessão com os corajosos aventureiros da Billabong, vê-se nitidamente os caras sendo encobertos por placas pesadas. Desaparecendo e aparecendo, como num jogo de esconde-esconde para o sucesso.

As imagens são fantásticas. Os tubos, idem. Os surfistas, nem se fala. Eric, que tem qualidade em qualquer condição de onda, tinha de sobrar em estilo e coragem também nas condições extremas. É aquela história. Não bastou ter mudado a história do surfe competição na França, ao lado de outro franco-brasileiro Patrick Beven. Ele sempre quer mais. É mais um brasileiro que pode chegar na reta final do XXL, mostrando que os atletas tupiniquins estão mais nuts do que nunca.

Filme completo


Mostra do XXL

Comentários