Início de tudo?

Foto: Divulgação
LEGENDA Rickson ensina ao gigante havaiano Amona poucas e boas
Violência, ainda mais nos dias de hoje, não está com nada. Mesmo. Mas se escuta tanto falar sobre a marra dos havaianos, que é difícil não sentir um certo orgulho da história contada nos vídeos abaixo.

Eu os assisti no clássico blog Goiabada (http://julioadler.blogspot.com/), de Júlio Adler. Um dos leitores de Júlio havia lido um texto, publicado no mesmo Goiabada, de um confronto épico entre o brasileiro Rickson Gracie e um havaiano, um dos fundadores do movimento Black Trunk, Byron Amona. Posteriormente, o Goiabada recebeu a edição em vídeo do próprio leitor do que já estava lá escrito.

Tudo ocorreu nos dias que antecederam o Waimea 5000, no fim da década de 1970, evento que atraiu expoentes de todo o mundo do surfe, no Rio de Janeiro. E um caso na água, envolvendo Amona e o local do arpoador Sérgio Malibu, que teve a quilha de sua prancha quebrada pelo gigante havaiano, foi o estopim de tudo.

Teria nascido daí a tão comentada rixa entre os havaianos e brasileiros? Pode ter sido.

Com entrevista dos principais envolvidos - as falas de Malibu são hilárias, imperdíveis -, costurando o que realmente houve, a história exibida no Canal Combate se entrelaça de maneira surpreendente, trazendo um duelo típico "Davi contra Golias", com o "Davi", novamente, saindo-se bem.

São 20 minutos de matéria, que passam muito rápidos. É melhor nem falar mais nada. Se você é um fã de Rickson e do surfe, certamente vai gostar do que vai escutar. E sem essa de incitar a violência. Aquele tempo era outro, até meio romântico em relação a brigas. Agora, que é bom saber que os havaianos, vez por outra, perdem na mão, isso é.

Só para adiantar e ratificar o que está mais ou menos subtendido neste texto, a luta desenrolou-se no famoso "One by One", como pediu o próprio Amona, sem saber o que iria encarar mais na frente.

Parte 1


Parte 2

Comentários

  1. É,se tem imbecil que acredita nessa historinha... Quem é o "gigante" Byron Amona,suposto fundador dos Black Trunks? Esse tampinha aí com cara de mexicano? Quanto será que a quadrilha Gracie pagou pra esse coitado declamar essas falas e participar dessa palhaçada?
    Quero ver esse covarde de merda de Rickson deixar de ir pra TV e revistas falar mentiras e ser homem pelo menos uma vez na vida!

    PS: Os "experts" em surf sabiam que o Waimea foi em 1977 e não no "início da década de 80" como foi postado? Eita coisa de prego !

    ResponderExcluir
  2. E aí, Rodrigo :) Valeu pela dica, troquei o "início da década de 1980" por "fim da década de 1970". Foi mal o erro... coisa de prego mesmo! Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Claro que tem imbecil que acredita. Tem até imbecil que fica todo nervosinho com o que não lhe compete e vem cagar raiva nos blogs alheios... Aliás, quais as provas que esse rapazote raivosinho denominado Rodrigo tem de que a história é uma farsa? Acreditar em um cara com a história de Rickson ou em um cagãozinho de internet? Nem preciso dizer com que opção fico.

    ResponderExcluir

Postar um comentário