Será ele o homem?

V DA VITÓRIA Os Deuses do surfe deviam dar uma forcinha a Parko
Não existe projeção que se sustente feita em cima de apenas duas etapas do ASP World Title 2011. Mas, recuperado de uma contusão que o alijou da briga do título, em 2010, parece que a vitória em Bells Beach, no histórico evento Rip Curl Pro, em seus 50 anos, Joel Parkinson deve liderar o ataque frente a Kelly Slater, na atual temporada.

Sobram atributos aos aussie. Tem experiência de sobra para não capengar nos próximos eventos - "detalhe" que faltou em Jordy Smith, ano passado -, não tem o medo de encarar Slater, pavor esse que domina o seu conterrâneo, Taj Burrow, e a cereja do bolo: tem surfe de sobra.

Aliás, os Deuses do surfe estão em dívida com Parko. Desde a sua entrada no Tour, em 1999, colecionou 10 vitórias em eventos e por duas vezes ganhou a coroa havaiana como o mais regular da tríplice, mostrando que se sente muito à vontade no Havaí. Nunca, no entanto, levou o título de melhor do mundo.

Seu currículo não cai por terra por aí. Nos seus 11 anos na elite, foi vice-campeão em três temporadas (2002, 2004 e 2009). Em 2009, perdeu para o amigo Mick Fanning na reta final do Tour. E, ano passado, começou bem. Tinha tudo para, novamente, tentar um título, mas machucou-se num freesurf - sofreu um corte profundo no calcanhar esquerdo -, em Snapper Rocks, na Austrália, e deu adeus ao sonho do título mundial.

Por tudo que já passou no surfe e por garantir ótimas exibições aos amantes do esporte, seria de uma vilania sem precedentes do destino, Joel Parkinson encerrar suas atividades como profissional sem um título mundial. Aos 30 anos e com uma legião de garotos voadores tomando de assalto a velha guarda, com seu surfe polido, fluído e cheio de pressão (a "criança" tem 1,83m e 84 kg que o ajudam, e muito, a mandar muita pressão e água para cima), pode sair da fila.

Sem contusão, pode ser o fantasma a assombrar Kelly Slater. Quem aposta?

RESULTADOS EM BELLS
1º) Joel Parkinson (Aus)
2º) Mick Fanning (Aus)
3º) Adriano de Souza (Bra)
3º) Jordy Smith (Afr)
5º) Owen Wright (Aus)
5º) Kelly Slater (EUA)
5º) Chris Davidson(Aus)
5º) Jadson André (Bra)
13º) Heitor Alves (Bra)
13º) Alejo Muniz (Bra)
25º) Gabriel Medina (Bra)
25º) Raoni Monteiro (Bra)

Grande final: Parko x Fanning

Comentários