O cara no Billabong é Pepê

Fotos: Divulgação
NATURAL Com sanduíche na mão, uma das especialidades na Barraca do Pepê 
ESTILO Em mais um drop no Pipe Master de 1976, do qual saiu com 6º lugar
É TUBO Novamente encaixado num cilindro. Foram muitos na sua curta existência
Faltam cinco dias para o início do Billabong Pro Rio, que será disputado na Barra da Tijuca ou no Arpoador - dependendo das condições de onda -, etapa do ASP World Tour 2011. Como parte das ações comemorativas, dá certo orgulho saber que o evento da elite em solo brasileiro, este ano, homenageará Pedro Paulo Lopes, ou simplesmente Pepê, que marcou época no surfe brasileiro e internacional. Há 20 anos, após se acidentar no Mundial de Voo Livre, no Japão, Pepê falecia, deixando orfãos os esportes radicais brasileiros.

Pepê marcou época no surfe na década de 1970 ao se destacar no Waimea 5000, etapa do tour mundial realizado no Rio. Em 1981, sagrou-se campeão mundial de voo livre. Entre um e outro, Pepê fez amigos e disseminou sua raça peculiar entre amigos e conhecidos. Mais do que isso, fosse na água salgada ou no céu, embevecia quem tinha oportunidade de vê-lo em ação.

Como aquele ser que, mesmo com uma passagem breve pela terra, tornou-se inesquecível, Pepê dominou as ondas havaianas com maestria incomum e por muito pouco, talvez até por ser desconhecido no meio internacional, terminou o Pipe Master de 1976 na sexta posição, após desbancar grandes nomes da época. Residente em terras havaianas conquistou o respeito e a simpatia de muito casca-grossa local.

Para quem não se lembra, a franquia Alternativa, da extinta Mesbla, patrocinou etapas da elite mundial no Rio por meio do próprio Pepê - as bermudas, inclusive, levavam o seu nome. Num dos eventos, em 1992, Kelly Slater venceu o seu primeiro título mundial. Completo dentro do mar e fora dele, uma exposição de fotos do brasileiro estará exposta na área vip da estrutura da Billabong e o troféu da competição também será alusivo ao esportista. É muita história para contar.

A entrevista do promotor do Billabong Pro Rio Teco Padaratz, que fala sobre o assunto no Programa Planeta EXPN, vai logo abaixo.



Teaser oficial do Billabong Pro Rio

Comentários