Trocar socos não vale mais

Fotos: Sérgio Aguiar/Divulgação
NOVA GERAÇÃO Filipe Toledo é o grande nome entre os infantis
É DO NORDESTE! Elivélton é o único nordestino na equipe, entre os homens
TALENTO E BELEZAA bela Kaena Brandi é uma das apostas do time brasileiro
A lição só podia mesmo vir da International Surfing Assossiation (ISA).

Na próxima edição do ISA Games, no Peru, com início previsto para sábado (21/5), aquela remadinha lado a lado, principalmente nas baterias homem a homem, terão de ser executadas com um mínimo de cuidado. Isso mesmo. Se o que tem sido visto no surfe mundial é uma verdadeira troca de socos e tapas no outside, os garotos que disputam o ISA Games terão de jogar limpo. Ou serão punidos com interferência.

O ISA é a entidade do surfe que mais cuida da imagem do esporte no âmbito mundial. Tenta estabelecer princípios desde a base, uma vez que, a partir dessas e outras ações - por mais simples que sejam -, a fim de fortalecer federações nacionais, em busca da tão sonhada vaga no card das Olimpíadas.

Não se questiona a emoção despertada por uma bela disputa braçada a braçada. Mas os exageros existem e muito pouco está sendo feito no sentido de tentar, digamos, frear os ânimos dos competidores.

Uma dessas remadas que mais parecia luta, dentro do mar, ocorreu no fim do ano passado. Na etapa do WQS, na Barra da Tijuca, o paulista Gabriel Medina e o pernambucano Luel Felipe por pouco não soltaram suas pranchas e saíram no braço. Era um tal de remar de punho fechado, tentando até ferir o adversário, que não era brincadeira.

Posteriormente, Medina entrou com o pedido de desclassificação de Luel, que foi amparado por uma comissão da ASP South America, que observou exagero por parte do paulista, uma das maiores promessas mundiais do  esporte.

A seleção brasileira que disputará o ISA Games está afiada. E o time vai completo, este ano, classificado pelo ranking nacional da Confederação Brasileira de Surf (CBS).

Veja os nomes
SUB 18: Matheus Navarro e Yan Daberkow (SC), Rafael Teixeira (ES) e Jessé Mendes (SP)
SUB 16: Deivid Silva e Filipe Toledo (SP), Elivelton Santos (PB) e Lucas Silveira (RJ)
FEMININO: Estefany Freitas (CE), Kaena Brandi (SP), Isabela Lima (RJ) e Bárbara Segatto (ES)

Ano passado, Punta Hermosa, no Peru, recebeu o Isa World Surfing Games, evento que reúne as seleções profissionais de vários países, nas categorias longboard e surfe feminino e masculino. Silvana Lima e Alan Jhones representaram o Brasil juntos com outras feras nacionais. O vídeo dos melhores momentos, abaixo.

Comentários