Halley dá aula... de ecologia

FALTA O 10 Halley plantou cinco mudas de Mangue no Pontal de Maraca
O pernambucano Halley Batista fez mais que marcar os melhores somatório e nota do dia (8 e 15.17) do Brasil Surf Pro (elite do surfe nacional), que iniciou oficialmente a temporada 2011 na Praia do Cupe, em Ipojuca. E quem ganhou foi o meio-ambiente. Pelas "regras" do evento, o surfista que tira nota com conceito excelente, caso da de Halley, "obriga" a Petrobras a plantar cinco mudas de mangue no Pontal de Maraca. Para as notas 10, são 50 ramos com o intuito de diminuir as áreas devastada da região.

O Programa Surf Pelas Florestas vai estar presente em cada uma das cinco etapas do circuito nacional, adequando-se ao bioma de cada local. No caso de Ubatuba, o replantio será de espécies de Mata Atlântica.

Halley foi pego de surpresa, assim que saiu da água vitorioso na sua bateria. Local de Maracaípe, aceitou na hora plantar as mudas. No Pontal, encontrou-se com crianças de escolas públicas de Ipojuca, que são convidadas para participar das atividades educativas. Ao lado de cerca de 20 meninos, subiu na jangada e navegou rio adentro. Em terra firme, fez a contagem regressiva, indicando o número de ramos que cabia à sua nota. "Plantei mais do que todo mundo", brincou o Cometa, um dos mais animados do grupo.

Antes de fazer o bem ao meio-ambiente, Halley fez a sua bateria ficar fácil - mais até do que plantar as mudas. Com as notas 8 e 7.17 passou fácil para a próxima fase do evento. "Tive a sorte de achar boas ondas. E não vacilei. Espero, agora, poder tirar uma nota 10 para poder colocar no nosso Pontal mais 50 mudas de mangue", afirmou.

No início da manhã, com a maré cheia, as ondas estavam maiores e regulares. Com o decorrer do dia, ficaram poucas valinhas, dificultando a vida dos atletas. A competição transformou-se numa roleta russa. "A tendência é que o mar só suba na sexta-feira. Espero que seja assim, para que a disputa seja no talento", comentou.

Além de Halley, só outro pernambuno continua no evento masculino. Na última bateria da tarde, Cezar Aguiar carimbou o passaporte para a segunda fase. Pela manhã, Monik Santos, tambem representante de Maracaípe, tambem iniciou com vitória a sua campanha no BSP, na categoria feminino.

Foto: Clemente Coutinho
Fonte: Jornal do Commercio

Comentários