Invasão brasuca

Foto: Hurley/Divulgação
QUASE LÁ Miguel Pupo pode ratificar vaga na elite se vencer etapa portuguesa
Foto: Daniel Smorigo/ASP South America
PANCADA Willian é o representante do power surf brasileiro em Ericeira
Por Márcio Markman*

Já não é de hoje que os brasileiros formam uma das mais numerosas esquadras de atletas que participam das etapas da divisão de acesso do Circuito Mundial de Surfe. Mas a participação dos brazucas na etapa prime de Ericeira, em Portugal, que acontece a partir desta terça-feira, demonstra bem o espaço conquistado nos últimos anos.

Nada menos que 29 brasileiros disputam a competição. Praticamente 30% do total de participantes – 96 surfistas. Nenhum outro país conta com sequer a metade da esquadra verde e amarela. Só para se ter uma ideia, se juntarmos todos os europeus, são apenas 23 representantes. O número de brasileiros é a soma exata das equipes da Austrália (13), Estados Unidos (11) e África do Sul (5).

Claro, ter mais representantes não é a garantia de título, mas é inegável que quanto mais surfistas tivermos em um evento, maiores são as possibilidades de algum deles chegar ao topo do pódio.

Dos principais surfistas do País, só não estarão presentes o atual número 1 do ranking mundial, Adriano “Mineirinho” de Souza e Alejo Muniz, dois dos nossos guerreiros na elite do World Tour.

Para Gabriel Medina, Miguel Pupo e Willian Cardoso, uma boa colocação pode valer uma vaga no WT ainda este ano. Medina é quem está mais próximo, mas Pupo e Willian também têm boas chances de ingressar na elite ainda nesta temporada.

Assista ao vivo AQUI

* Márcio Markman é jornalista sempre e peladeiro e surfista nas horas vagas

Comentários