Medina quase garantido

Foto: ASP Europe/Divulgação
PÓDIO Ao lado de Julian, Medina (E) e Miguel Pupo (D) estão perto da elite
Por Márcio Markman

O torcedor do surfe brasileiro pode começar a comemorar: a nova geração de talentos tupiniquins já é uma realidade. Se Adriano de Souza é o líder do ranking mundial e Jadson e Alejo brigam pelo Top 10, duas das nossas maiores promessas estão com um pé na divisão de elite. Com os resultados do prime de Portugal, neste domingo, Gabriel Medina e Miguel Pupo consolidaram seus nomes na lista dos surfistas que sobem pelo One Ranking, o antigo WQS, já neste meio de temporada, após a etapa de Teahupoo.

São 22 surfistas que permanecem através do ranking do próprio WT. As últimas vagas pela lista da divisão de elite estão sendo disputadas por Brett Simpson, Chris Davidson e Dusty Paine, empatados na 21ª posição. Claro, pode ser que, após as duas próximas etapas do WT – Jeffrey’s e Teahupoo – outros surfistas que estão mais abaixo consigam bons resultados e modifiquem essa lista, mas, por ora, essa é a referência que temos para a formação do grupo de surfistas que vão entrar no WT pelo antigo ranking do QS, já no meio do ano.

Também é importante lembrar que, além das duas etapas do WT, haverá outras duas etapas Prime e dois seis estrelas, que podem modificar a própria lista do One Ranking. Ou seja, ainda há muita água para rolar, mas já estamos próximos de uma definição.

Se Brett ficar de fora, ele assume a segunda posição da lista de acesso. Davo seria o 5º e Payne é o que se encontra em pior situação, aparecendo como 10º colocado.

A lista do One Ranking teria Dane Reynolds como primeiro colocado, disparado. O problema é que o californiano tem 9.000 pontos a defender nas duas etapas que restam no WT até o corte de meio de ano. Se não disputar os dois eventos, vai sair da lista e só volta à elite se ficar com uma vaga reservada aos contundidos.

Coma vitória em Portugal, Julian Wilson assumiu o segundo posto da lista, considerando Payne como o que ficaria de fora. A apenas 100 pontos atrás está Kieren Perrow, que não tem muitos pontos a defender.

Gabriel Medina já é o quarto melhor dessa lista, com 25.615. Se Brett não entrar pelo WT, o paulista cai para 5º. Já está à frente inclusive de Chris Davidson. Ou seja, a menos que ocorra uma tragédia, o fenômeno brasileiro já vai se juntar à elite nesta temporada. Slater e os demais medalhões que se cuidem, até porque a segunda metade do ano tem Trestles, New York e as etapas da Europa, que nem sempre acontecem em ondas onde o que vale é a rodagem em tubos.

Heitor segue em posição relativamente confortável, em 5º na lista. Tem em sua cola Adam Melling, com quem está empatado no ranking do WT. Aliás, os dois estão logo atrás de Simpson, Davo e Payne no ranking da elite. O detalhe é que Melling tem nada menos que um vice-campeonato a defender na etapa de Jeffrey’s. Ou seja, uma queda prematura no evento sugnificará uma queda vertiginosa no One Ranking.

A outra novidade brasileira é Miguel Pupo, que assumiu a 7ª posição do ranking de acesso e jogou a responsabilidade para Patrick Gudauskas e Raoni Monteiro. Os dois fecham a lista dos que se classificam pelo One Ranking. Gudauskas ainda tem um 5º lugar para defender em Teahupoo, enquanto o brasileiro só tem o que somar pela frente.

Como registro, é preciso citar a falta de renovação no ranking após as mudanças realizadas pela ASP no ano passado. No final de 2010, apenas dois surfistas fizeram suas estréias na elite – Julian Wilson e Alejo Muniz. Nesta simulação, apenas Medina e Pupo seriam nomes novos no WT. Uma prova clara de que a ASP não realizou um estudo muito profundo antes de efetivar as mudanças. Isso para não sugerir que a entidade máxima do surfe mundial tomou uma decisão clara de “fechar” o circuito para os novos talentos.

SITUAÇÃO ATUAL
Pelo WT
1 – Adriano de Souza
2 – Joel Parkinson
3 – Kelly Slater
4 – Taj Burrow
5 – Jordy Smith
6 – Owen Wright
7 – Michael Bourez
8 – Mick Fanning
9 – Bede Durbidge
10 – Tiago Pires
11 – Jeremy Flores
12 – Jadson André
13 – Josh Kerr
14 – Alejo Muniz
15 – Bobby Martinez
16 – Matt Wilkinson
17 – Adrian Buchan
18 – C.J. Hobgoog
19 – Damien Hobgood
20 – Daniel Ross
21 – Brett Simpson
21 – Chris Davidson
21 – Dusty Payne

Pelo One Ranking (ex-WQS)
Entre parênteses, as posições dos três que brigam na elite

1 – Dane Reynolds – 31.707
(2 – Brett Simpson – 29.000)
2 – Julian Wilson – 26.646
3 – Kieren Perrow – 26.545
4 – Gabriel Medina – 25.615
(5 – Chris Davidson – 25.607)
5 – Heitor Alves – 25.095
6 – Adam Melling – 24.957
7 – Miguel Pupo – 23.891
8 – Patrick Gudauskas – 23.327
9 – Raoni Monteiro – 23.001
(10 – Dusty Payne – 21.500)

Medina vs. Julian


Melhores momentos do último dia

Comentários