Surfe de ponta na marola

Foto: Pedro Monteiro/Quiksilver
BONNE CHANCE Daberkow é o primeiro brasileiro classificado no The King
O The King of de Gromms é uma dessas competições do surfe para jovens até 16 anos cercada de glamour. É considerado o "mundial" da categoria. A Quiksilver, idealizadora do evento, realiza seletivas pelo mundo, arrebanha os melhores competidores, e os leva para a França, onde disputam o cetro e coroa da competição.

A galeria de campeões do torneio traz nomes como o de Kelly Slater. Entre os brasucas, já brilharam Gabriel Medina e, na última edição, Filipe Toledo.

Há que se falar de Gabriel Medina. A final que fez, há dois anos, foi considerada emblemática. Com Caio Ibelli na água, venceu o confronto com duas notas 10. Só ele e o próprio Kelly conseguiram somar os 20 pontos possíveis de uma bateria na história do The King.

O catarinense Yan Daberkow já garantiu a vaga para a edição de 2011, ao vencer a etapa carioca da seletiva, batendo na final o paulista Deivid Silva, na Praia do Arpoador, em condições pequenas de onda. Filipinho ficou em terceiro ao lado do paraibano Elivélton Santos.

Ainda há chances de viver o sonho de estar entre os melhores do mundo sub-16. A Praia da Tiririca, na Bahia, recebe a  segunda etapa do The King Of  The Gromms, nos dias 23 e 24 de julho.

Comentários