Alaia: futuro visita o passado

Foto: Divulgação
HISTÓRIA As alaias começam a atrair até surfistas profissionais
Ter chegado a um nível de performance estratosférico fez um bem danado ao surfe. E não se fala nisso por causa da plasticidade do esporte. Ou mesmo pela atração do público e da mídia em torno da modalidade. Chegar ao ápice - será que pode mesmo vir um algo mais lá na frente? - forçou uma revisitada aos tempos mais jurássicos do esporte. É um renascimento no presente.

Claro que esse "museu de grandes novidades", como diria Cazuza, traz um brilho a mais ao surfe. Força os mais modernos a conhecerem outros caminhos. Ganha a história, ganha a modalidade.

A procura pelas alaias, por exemplo, é um desses capítulos recentes da modalidade. Não são poucos os personagens do mundo que se arriscam nas pranchas de madeira, que não dispõem de quilhas, mas ranhuras na parte de baixo, responsáveis pela pouca estabilidade das pranchas.

Mas, nas ondas, as alaias são um show à parte. Dominá-la, então, parece levar o surfista a uma integração completa com as ondas, com o mar.

Abaixo, alguns vídeos interessantes. Um deles, mostra a confecção de uma alaia, em câmera rápida. Apenas dois minutinhos. Não foram esquecidas as famosas apresentações com a pranchinha. É clicar no play e viajar no tempo. E que viagem.

Mãos à obra


Alaia num dia perfeito

Comentários

  1. Para conhecer uma galera que faz umas alaias aqui no Brasil Visitem http://florasurfboards.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário