Pernambucanos em alta no surfe

Foto: Basílio Ruy/ASP South America
TALENTO Ian é o primeiro do ranking e está próximo da vaga para o Mundial
O próximo fim de semana nunca foi tão aguardado para dois pernambucanos, em especial. Ian Gouveia e Monik Santos vivem a expectativa de representar o Brasil no Circuito Mundial Júnior, organizado pela ASP of Surfing Professionais (ASP).

De sonho a realidade, falta pouco para os atletas estaduais - residentes em Santa Catarina e no Rio de Janeiro, respectivamente - garantir de vez a vaga na seleção sul-americana que representa o continente nas disputas programadas para Keramas (Indonésia), Barra da Tijuca (Rio de Janeiro) e North Narrabeen (Austrália).

As atenções se voltam para a etapa final do circuito, na Bahia, nos próximos sexta-feira, sábado e domingo, que tem Ian como líder do ranking e Monik, em terceiro. Cada um no seu naipe, claro. E um bom resultado em Salvador ratifica a vaga de ambos no Mundial.

Entre os garotos, classificam-se os quatro melhores do ranking. Ian, portanto, está muito próximo da tão sonhada vaga para competição, que reúne os maiores talentos mundiais até 20 anos. Monik, posta-se em terceiro. E só duas meninas entram na equipe. Ela precisa manter apenas a regularidade. Nas duas últimas provas, venceu uma e foi vice na outra.

A distância entre a pernambucana e a paulista Juliana Meneguel é de apenas 14 pontos (733 x 719). É pouco. E, pelo que vem surfando, tem todas as chances de mostrar seu talento em águas internacionais.

Um dos maiores talentos da sua geração, Ian Gouveia ficou feliz por ter vencido o seu primeiro campeonato de grande expressão. Trabalhado minuciosamente desde cedo, a tática dos seus managers é burilar ao máximo as virtudes do filho de Fábio Gouveia, o maior surfista brasileiro de todos os tempos.

Os campeonatos, nos últimos tempos, eram apenas "locais de treino", onde o pernambucano colocaria em prática o aprendizado das viagens pelo mundo, em busca de ondas perfeitas. A partir de agora, Ian deve cair de cabeça, definitivamente, nos eventos internacionais e buscar a tão sonhada vaga na elite mundial dos profissionais. Antes, no entanto, quer se despedir da categoria com um título mundial.

“Não estou nem acreditando. Finalmente eu venci um campeonato e com certeza hoje (domingo 21/08) é o dia mais feliz da minha vida, foi a minha maior conquista até agora estou preparado para disputar a vaga para o mundial na Bahia semana que vem”, declarou Ian Gouveia.

Comentários