South Narrabeen e suas histórias

QUE PAREDE Ondas de Narrabeen contribuíram para a evolução do surfe mundial
HORA DO RECREIO Pernambucano Zezito Barbosa brinca no play ground
VISTA South Narrabeen é também uma das cidades mais belas e pacatas da Austrália
HOMENAGEM Prato feito por Roberta e Zezito com feijão branco e carneiro
EM AÇÃO A pernambucana Roberta Mayanah não perde um detalhe da Austrália
Texto e fotos Roberta Mayanah

Há uma série de teorias sobre as origens do nome "Narrabeen". Uma delas é que deriva da palavra cisne, na Austrália chamada de "aboriginal narrabine". Outra envolve o capitão Henry Reynolds, um dos primeiros se instalar na região com sua família. Eles foram mortos durante um ataque de "guardas florestais" e seu patrimônio, queimado. A crença popular diz que o local herdou o nome de uma jovem aborígene Narrabine, que morava perto do lago e ajudou a capturar soldados envolvidos no massacre.

Outra teoria é que, em 26 de janeiro de 1801, o Tenente James Grant e um grupo de três homens estavam andando as margens da Pittwater, onde esperavam encontrar um pequeno barco a remo, que tinha sido roubado em Sydney. Segundo o diário de Grant, na boca da lagoa, foi confrontado com o problema da travessia de um riacho, que os aborígines disseram ser chamado de Narrowbine.

James Meehan menciona lagoa Narrowbang em sua pesquisa em 1815. Também foi sugerido que o nome poderia ter sido derivado de Narrabin, uma planta nativa da região, encontrada perto da entrada do lago, espécie de feijão que servia de comida aos primeiros exploradores.

A praia de South Narrabeen e bem frequentada por ser um lugar tranquilo. A história do surfe no local se confunde com a maioria das praias australianas. As pessoas costumavam nadar por lá nas férias da década de 1860. Narrabeen estava perfeitamente posicionada para se tornar a meca do surfe e depois da chegada dos pranchões Malibu, em 1956, o lugar começou a produzir os melhores surfistas da Austrália - começando com Bob Pike, depois Nat Young (um menino de Collaroy),  tornando-se um campo de treinamento ideal.

Logo, uma equipe imbatível de bons surfistas foi formada em 1970, com Simon Anderson, Terry Fitzgerald, Col Smith, Ron Ford, Grant Oliver e muitos outros que fizeram nome nacional e internacionalmente. Muito por causa da poderosa Narrabeen, com ondas hotdogs íngremes e perfeitas que davam o contorno do tipo ultracriativo de surfe praticado por essa equipe. Características do que hoje consideramos alta performance surgiram neste pedaço da Austrália, como as batidas verticais de frontside e de backside.

O localismo em Narrabeen tem tomado muitas formas. A invasão de muitos grommets é uma delas. Alguns relatos da violência no tratamento dos visitantes, no passado, são até crueis. Os jovens surfistas tinham o costume de amarrar intrusos num poste de luz no meio do estacionamento, onde eram deixados durante a noite ou submetidos a rituais horríveis. A hora mais segura para surfar Narrabeen, na época, era nas tardes de domingo, quando os locais preferiam tocar e esvaziar barris de cerveja atrás do clube de surfe, esquecendo-se do esporte por algumas poucas horas.

Sempre paramos em Narrabeen para checar as condições do mar. Em algumas ocasiões, o crowd não aparece e desfrutamos de uma boa sessão, divertindo-nos bastante nas poucas horas de recreio entre um intervalo e outro das obrigações diárias. Depois de um bom surf em South Narrabeen, o prato que costumamos preparar é feijão branco e carneiro com salada verde, azeitona, queijo ricota, arroz e vinho rose. Culinária criada por nós em homenagem o lugar.

Comentários