Juventude colocada à prova

Foto: Fabriciano Júnior + SurfBahia
NÚMERO 1 Filipinho foi o campeão Sul-Americano e disputa o Circuito Mundial Júnior
O Circuito Mundial Júnior (Men’s Junior World Championship) tem início no dia 8 de outubro, na Praia de Keramas, na Indonésia. E, para o campeonato que vai ter na sua composição de 2011/2012 três etapas - mais uma no Rio de Janeiro e outra na Austrália -, a seleção brasileira está escalada. Diferentemente dos últimos anos, trata-se de um time renovado. Pouquíssimas são as repetições. Com Gabriel Medina e Miguel Pupo correndo o ASP World Title Race (a elite do planeta) e Jessé Mendes privilegiando a divisão de acesso, sobrou para uma garotada muito jovem do País correr atrás do título e defender a bandeira.

Filipe Toledo puxa a fila, aos 16 anos, e muitos resultados consideráveis, em 2011. O maior deles, o US Open, vencido em Huntington Beach, ante promissores talentos internacionais como Kelohe Andino e John John Florence. Outros de mesma idade ou um pouco a mais que isso, como João Paulo Abreu, Deivid Silva e Gustavo Machado buscam em águas internacionais experiência para trilhar o caminho do esporte. Trata-se de talentos que ainda não estouraram no Brasil, mas que tem um futuro de pódios pela frente.

De experiência, se é que se pode falar esse termo com atletas de até 20 anos, ressalte-se a participação de Ian Gouveia e Marco Fernandez. Ian, que perdeu o titulo Sul-Americano para Felipe Toledo, vencedor da última etapa, na Bahia, participou da prova disputada em North Narrabeen, na Austrália, no início do ano, como convidado. Portanto, já sentiu o gostinho da competição. Marco Fernandez também já representou o Brasil no evento, em 2010, quando o Mundial Júnior era disputado em apenas uma etapa.

É sentida, no entanto, além das faltas supracitadas, a ausência de dois nome que, certamente, engrossariam o caldo da equipe nacional. Peterson Crisanto e Caio Ibelli, que estiveram no circuito do ano passado, não foram bem no Sul-Americano e ficaram de fora. Caio, para se ter uma ideia, é o atual vice-campeão mundial Júnior, título que perdeu para o australiano Jack Freestone. Nas duas etapas, ficou com a terceira posição.

A equipe foi definida em boas ondas na Praia de Jaguaribe, em Salvador, há 10 dias. A garotada mandou ver. Abaixo, alguns nomes mostraram os motivos para estarem no time. Dá uma olhada!

Comentários