Agora sim, o justo

EXPERIÊNCIA Marco Fernandez vai para a sua segunda participação no Mundial Sub-21
FAVORITO Caio Ibelli encerrou temporada passada em 4º. Fez as sêmis nos dois eventos
O chamado Júnior World CHampionship, conhecido como circuito mundial sub-21, faz uma espécie de mea-culpa na temporada 2011/2012. Foram anunciadas três etapas para se definir os melhores do planeta - entre garotos e garotas - e, ao que parece, todas vão ser realizadas. Não há desistências. A primeira do circuito está sendo realizada em Keramas, em Bali na Indonésia (assista AQUI).

Fala-se em "retratação informal", porque o mesmo campeonato nasceu construído num pilar: decidir o campeão em um circuito, diferentemente do que era feito antes. Só que as coisas não ocorreram como o planejado - até dois anos atrás, só a etapa de North Narrabeen, na Austrália,  servia de palanque para apontar o todo-poderoso entre os jovens.

Em 2010/2011, uma das três etapas não aconteceu. Jack Freestone, australiano, venceu a primeira delas em Keramas e, aí, ficou fácil para levar o título na sua terra, mesmo ficando na nona posição em North Narrabeen. Uma distorção dura de engolir. Caio Ibelli, terceiro nas duas, por exemplo, encerrou o Mundial em quarto - perdeu a segunda posição para Nat Young e o terceiro posto para Dale Staples -, mesmo sendo o mais regular.

Isso é que dá fazer um "circuito" com apenas duas etapas. Este ano, no entanto, tudo está em cima. Após Bali, a garotada desembarca no Rio de Janeiro, onde disputa a segunda competição, a partir do dia 24 de outubro, na Barra da Tijuca. Em janeiro, North Narrabeen encerra a fatura, e o campeão masculino e feminino serão conhecidos.

Em Keramas, dos nove brasucas que entraram na disputa, cinco conseguiram alcançar à terceira fase. Filipe Toledo, Marco Fernandez, Ian Gouveia, Caio Ibelli e Peterson Crisanto. Quanto mais pontos somarem, melhor. Mas um resultado ruim não alija ninguém da disputa do título, como no ano passado.

Entre as meninas, Gabriela Leite continua na disputa. Juliana Meneghel está fora. Já deixaram o evento, na ala dos garotos, João Paulo Abreu, Gustavo Machado, Deivid Silva e Ítalo Ferreira.

O Brasil tem quatro títulos mundiais: um com Pedro Henrique, dois com Pablo Paulino e outro com Adriano de Souza. Portanto, rumo ao penta, Brasil!

Baterias dos brasucas que caíram na repescagem, mas passaram para a terceira fase
Ian Gouveia


Marco Fernandez


Fotos: Mick Curley/Oakley

Comentários