De volta à Nova Zelândia

RÚSTICO O surfe em Nova Zelândia tem aquele clima soul que tudo mundo deseja
AÇÃO Zezito pede passagem na esquerda perfeita em Whale Bay
PARAÍSO Indicator é um ótimo lugar para indicar um bom surfe a um amigo
PARAÍSO 2 Whale Beach é mais uma opção de bom surfe para os goofy footers
Fotos e Textos

Roberta Mayanah

Na verdade, havíamos morado na Nova Zelândia de novembro 2005 a fevereiro 2007. E, agora, decidimos fazer uma viagem de volta ao tempo para rever amigos, lugares e ondas da ilha Norte desse País. A maioria das pessoas que mora na Austrália, imigrantes de outros países, não costumam escolher a Nova Zelândia para uma visita, porque além de fria e muito cara. O dólar neozelandês tem quase o mesmo valor do primo" australiano, tornando a viagem um pouco dispendiosa.

Teríamos os ventos a nosso favor porque sabíamos os caminhos mais econômicos. Na sacola, levávamos também a tranquilidade para percorrer as costas Oeste e Leste da ilha Norte sem perder tempo e dinheiro. A nossa jornada começa em "Raglan" na região de Waikato. Essa região é conhecida internacionalmente pela tribo do surfe por oferecer ótimas ondas. Fomos direto do aeroporto de Auckland (com uma Nissan Stationwagon que alugamos) debaixo de chuva e vento fortes para "Manu Bay", em Raglan. "New Zealand, a nossa casa mãe", como nós a chamamos por ter nos acolhido muito bem no passado, não nos decepcionou. As chuvas pararam, abrindo o tempo e diminuindo muito a velocidade dos ventos.

Ali estávamos começando uma viagem inesquecível, com a "casa mãe", novamente, nos acolhendo da melhor forma. As previsões indicavam que durante toda a viagem encontraríamos boas ondas percorrendo toda a ilha Norte. Os principais picos de surfe em Raglan são Manu Bay, Whale Bay e Indicators (todos com fundos de pedra, formados por erupções vulcânicas no passado). Ondas perfeitas e longas podem ser surfadas por aqui constantemente.

A área de Raglan está habitada por pelo menos 800 anos. E era, originalmente, conhecida no dialeto Ma-ori como Whangaroa, que significa "A busca do tempo". Para evitar confusão com outro lugar de mesmo nome, Whaingaroa, o nome Raglan foi adotado mais tarde. O nome atual, "Raglan", foi adotado em 1858 em honra de Fitzroy Somerset, primeiro Lord de Raglan, que era o comandante das forças britânicas na Guerra da Crimeia no passado.

Os primeiros europeus a se instalarem na área foram James e Mary Rev Wallis, missionários Wesleyan, que os Maori's abraçaram e acolheram em 1835. Os assentamentos europeus em grande escala de terras para pastagens começaram a ser levados a sério quase 20 anos depois da missão, em meados dos anos 1850, após uma grande venda de terras por Chief Wiremu Neera Te Awaitaia. A economia local de Raglan foi apoiada inicialmente pelo comércio do linho e exportação de madeira. Esses foram seguidos pela agricultura e produtos lácteos, que ainda são os principais pilares econômicos da área.

O turismo e as artes também contribuem de forma significativa para a economia atual. A cidade foi o cenário para movimentos públicos e campanhas de desobediência civil na década de 1970. Durante a Segunda Guerra Mundial, o governo da Nova Zelândia tomou terras ancestrais dos proprietários indígenas maori's para construir um aeroporto militar. Quando as terras deixaram de ser necessárias para fins de defesa, parte dela, um bloco de 62 acres (250.000 m2 ou 25 hectares), tornou-se o campo de golfe público de Raglan.

Houve protestos generalizados e tentativas para reocupar a terra, em 1978. 20 manifestantes Maori foram presos na área do buraco nove do campo de golfe. O terreno acabou por ser devolvido aos proprietários para se tornar um centro de treinamento profissional e emprego de programas, bem como para o movimento da soberania Maori.

Acompanhada do surfer pernambucano Zezito Barbosa, sempre ligado nas direções dos swell's e dos ventos numa jornada em busca das ondas perfeitas, iniciamos pela costa Oeste, em Raglan, na região de Waikato, passando por New Playmouth, na região de Taranaki, e Wellington, na região de Cook Strait. Seguindo para a costa Leste, em Castle Point, ainda na região de Cook Straits, depois Hastings e Napier, na região de Hawks Bay, passando por Gisborne, na região de Gisborne, seguindo para Tauranga (Mount Manganui), na região de Bay of Plenty, e por fim Coromandel, na região de Coromandel.

Milhares de praias lindas, com boas ondas sem crowd, paraísos para os verdadeiros surfistas de alma.... Em várias ocasiões, Zezito Barbosa surfou sozinho ou na companhia de mais dois surfistas dentro d'água...

Comentários