Cearenses aderem ao SOS Ponte

TRADIÇÃO O pico da Ponte Metálica é um dos destinos preferidos pelos surfistas cearenses
BOA DIVERSÃO O aterro pode acabar com as ondas, deixando órfãos vários atletas
Por CearáSurf

Uma das praias mais famosas da capital cearense reuniu, no sábado passado, a nata do surfe do Ceará com a missão de evitar a construção irresponsável que é o aterro da onda da Ponte Metálica. Há alguns anos o Litoral Oeste de Fortaleza vem sofrendo com o impacto provocado por obras realizadas no Litoral Leste. Quem garante que essa não será outra ação que agravará mais ainda essa situação nas praias a Oeste da capital?

O Icaraí, em Caucaia, que teve parte de sua orla destruída com o avanço do mar, é o maior exemplo de que toda ação gera uma reação. Sem falar no desequilíbrio ambiental que essa obra pode causar, como o "assassinato" de toda vida marinha, que há anos habita nos corais do Havaizinho, pico que está na reta do aterro. São várias as espécies de peixe que ali se alimentam e se reproduzem.

As consequências do desequilíbrio ambiental são bem conhecidas, podemos citar como exemplo os frequentes ataques de tubarões na costa pernambucana, precisamente nas praias de Boa Viagem, Piedade e Candeias. No litoral cearense tem sido notada por vários surfistas a presença desses animais, que ainda não atacaram, mas se houver a destruição dessa cadeia alimentar, o Estado estará sujeitos a sofrer com mais esse problema.

E as ondas que recebem, todos os dias, vários garotos que fogem da vida ociosa, em busca de uma realização pessoal, seja simplesmente para praticar um esporte e elevar a sua qualidade de vida ou em busca de se profissionalizar como um surfista? O surfe nos dias atuais é um esporte que oferece totais condições de dar uma vida digna aos esportistas. Fora d´água é responsável pelo resgate de vários jovens que vivem no mundo das drogas, um problema que assola as capitais brasileiras.

À frente da manifestação estava Marcelo Bibita, lendário surfista local da Ponte Metálica e hoje morador da praia do Icaraí. Bibita, como é conhecido, carrega grande carisma da comunidade do surfe. Aderiram a manifestação e uniram forças em prol da campanha SOS Ponte Metálica empresários, simpatizantes do esporte, moradores, frequentadores, turistas ou simplesmente apreciadores do visual que a ponte oferece.

Já por parte dos responsáveis pela obra, nenhuma autoridade esteve presente para dar maiores detalhes sobre o projeto, mas vale lembrar que também esteve por lá boa parte da mídia de nosso estado, o que com certeza fortalecerá essa ação que é o SOS Ponte.

Nota do editor
Vale lembrar que, há dois anos, surgiu  no Ceará a possibilidade da construção de um estaleiro ultramorderno nas imediações do bairro de Serviluz, onde está situado o pico do Titanzinho, o "Havaí Cearense", que sofreria danos irreversíveis com o empreendimento. As ondas desapareceriam. E o Titã, um refúgio contra as drogas e a marginalidade no Serviluz, perderia um fiel aliado na luta em prol do extermínio da miséria e das mazelas sociais. A modernidade não pode ferir princípios básicos da vida. E a natureza deve ser ao máximo preservada. Sob pena de ela cobrar muito caro posteriormente.

Quem é do Recife, com os ataques do tubarão que metem medo na sociedade pernambucana, conhece bem esse o valor.

Comentários

  1. Caro Marcelinho. Parabéns por levantar essa bandeira no seu blog. Apesar de morar no Recife desde 1986, foi na praia de Icaraí que eu, como cearense da gema, comecei a surfar, aos 10 anos de idade. No final dos anos 80 e na década de 90 viajava direto pra Fortaleza. E tinha o Icaraí e o Havaizinho da Ponte como os meus points preferidos. Até hoje, sempre que sai notícias na Internet, relacionadas a esses dois picos, acompanho. Concordo com você sim. A tal da "modernidade" não pode ficar acabando com nossas praias. Já sou orfão das ondas de Boa Viagem... E não quero ser também da Ponte. Vamos gritar sim!!! Valeu!!! PS: Parabéns novamente pela excelente qualidade dos textos sobre o World Tour. A análise dos brasileiros em Snaper foi perfeita. O espaço pra Xandinho então nem se fala hehehehe. Fica com Deus amigo! Abs. Cartaxo

    ResponderExcluir

Postar um comentário