ENTREVISTA/Atalanta Batista

Foto: Arquivo Pessoal
ESTILO Atalanta Batista esbanja talento e plástica manobrando no longboard
Foto: Josias Sève de Azevêdo
SÓ FELICIDADE A estrela de Ipojuca venceu quase todas as baterias que disputou
Atalanta Batista é o maior talento surgido no Brasil nos últimos tempos no longboard. Ela surfava de pranchinha, engravidou e, quando voltou a praticar o esporte, resolveu testar sua performance num dos pranchões parados na escolinha de surfe Atahalley, em Maracaípe, Ipojuca. Foi amor à primeira descida de onda. Isso foi há dois anos, quando também por acaso do destino competiu um evento internacional em Maraca, onde reside com a família de surfistas, entre eles o top nacional Halley Batista. Não só o venceu como sagrou-se campeã brasileira da modalidade nas temporadas seguintes. Em entrevista ao Surf Is In The Air, o "terror das adversárias" comunga de uma humildade fora do comum. Não se considera um fenômeno. "Não tenho pontos fortes para vencê-las. Apenas foco, determinação e vontade de vencer", disse. Este ano, quer ir além. Conquistar a vaga para disputar o Mundial da categoria. Surfe tem de sobra. Falta só maior investimento dos empresários e da imprensa, é claro, em mais uma "pepita de ouro" de Pernambuco.

SURF IS IN THE AIR - Recentemente, houve etapas do mundial feminino na França e na China. Muitas brasileiras estavam lá, atletas que perdem com frequência para você em competições nacionais. Porque você ainda não consegue viajar para disputar essas competições internacionais importantes?
ATALANTA BATISTA
-  O importante é saber que ganhar e perder faz parte da vida e do esporte. E que, no momento, aguardo minha oportunidade para representar o Brasil em qualquer lugar e em qualquer ocasião quando for convocada. Lute, batalhe, todos que se esforçam sabem o preço que pagam para poder realizar um sonho.

SURF IS... - Nos últimos dois anos você tem levado tudo. O que tem feito para não se acomodar nos eventos?
ATALANTA
- Tenho treinado bastante, me esforçado muito. Até porque sei o nível das atletas que competem o brasileiro e conheço as dificuldades que tenho para poder superá-las em cada bateria nos campeonatos. Com isso tenho evoluído bastante. Venho adquirindo experiência, evoluído física e psicologicamente, tenho viajado, pego outros tipos de onda. Em março deste ano estive na Costa Rica. Também tenho acompanhamento de uma nutricionista esportiva e, claro, invisto na corrida e no treino na academia todos os dias.

SURF IS... -  Como tem sido a sua aceitação entre as outras competidoras brasileiras? 
ATALANTA - Sempre com espírito esportivo, respeito mútuo, muito amor ao esporte, sabendo que cada uma está dando o melhor de si e procurando a harmonia ampla dentro e fora d’água.

SURF IS... - Quais as suas metas para 2012? 
ATALANTA - Quero conseguir a tão sonhada vaga para as etapas do mundial. Não existe segredo na vida. É tudo muito simples. Vá lá, dê o seu melhor, valorize a marca do seu patrocinador, dentro e fora d’água. Como já disse, um dia acontece e o sonho se realiza.

SURF IS... - Quais as maiores dificuldades de se praticar o longboard no Brasil e especificamente aqui em Pernambuco? 
ATALANTA - Falta de onda adequada para a prática do esporte e escassez de patrocínio, como sempre falta ao esporte brasileiro em geral, como falta para o judô, natação e outros esportes.

SURF IS... - Você surfava de pranchinha, mas terminou sendo reconhecida nacionalmente no longboard. Como foi que aconteceu essa transição? 
ATALANTA - Eu surfava de pranchinha e parei após a gravidez. Quando pude voltar as atividades encontrei na escolinha de surfe Atahalley alguns longboarders sem uso e decidi pegar umas ondas por brincadeira. Acabei me apaixonando pela mistura do estilo clássico do long aliado ao estilo radical da pranchinha.

SURF IS... - Como você tem se preparado para as competições no Brasil?
ATALANTA
- Muito treino, alimentação balanceada, orientação espiritual, técnica e física, além de longboarders mágicos 9’0, que o shaper Claudio Pastor tem desenvolvido para mim. Também nunca estou satisfeita com meu surfe. Sempre procuro aperfeiçoá-lo. Sou muito detalhista e a cada dia procuro me superar.

SURF IS... - O que a diferencia das outras competidoras dentro da água?
ATALANTA
- Não tenho pontos fortes que possam me diferenciar delas, apenas tenho foco, determinação e vontade de vencer. Sempre foi assim na minha família. Eu, Halley, todos nós sempre tivemos essa vontade de vencer, sempre com muita alegria, respeito ao próximo e muito trabalho.

SURF IS... - Dois anos depois de ter começado a seguir o circuito, olhando para trás, imaginava que ia chegar tão longe?
ATALANTA - Não, não imaginava. Foi tudo muito rápido. Mas Deus é fiel.

A rainha do estilo em ação!

Comentários

Postar um comentário