Surfer divulga lista dos melhores

Fotos: ASP
REI DOS TUBOS John John é o cara, até os 20 anos, segundo a Surfer
AIR MEDINA Gabriel destaca-se com a posição logo atras de Florence
A lista dos 100 melhores surfistas do mundo até 20 anos, elaborada pela Surfer Magazine, responde pelo nome de The Hot 100. Trata-se do tradicional ranqueamento feito por uma das bíblias do surfe mundial, no qual figuraram Joel Parkinson e o saudoso Andy Irons, só para citar alguns. Como ocorre com toda e qualquer listagem, são muitos os contentes e descontentes, justiçados e injustiçados, a cada ano. Afora essa discussão, há que se elogiar a paciência e a garimpagem dos editores da revista, que elegeu Jonh John Florence, o primeiro, e Gabriel Medina, o "vice-campeão" entre os jovens.

Como critério básico, ao se observar as principais posições da lista, fica claro que a Surfer optou por dar preferência aos prodígios mais íntimos dos tubos. Resultados em campeonatos, mesmo os mais valiosos, foram deixados um pouco de lado. Cada um tem o seu parâmetro, nada mais natural. Mas também houve citações patrióticas e algumas até mercadológicas. Isso gerou um Frankenstein aqui e acolá. Afinal, sempre aparecem os nomes que só os especialistas conhecem. Ação básica de quem quer passar credibilidade e reafirmar que está de olho em todos os recantos do mundo, não só no mainstream. Este tipo de eleição é assim mesmo, não dá para reclamar visceralmente.

No caso da disputa entre Florence e Gabriel Medina, por exemplo, o cetro foi dado, realmente, ao que parece ser o melhor da atualidade. O fato de o havaiano ser o maior tuberider do momento - e porque não dizer, dos últimos tempos -, o coloca um passo à frente do brasuca. Por mais que doa, é por aí. Medina é melhor competitivamente, mas o estrangeiro se vira muito bem em condições extremas e na seara que o paulista domina bem: os aéreos. No desempate, tubo é tubo.

Entre os 10 do mundo, segundo a Surfer, o Brasil entra com três talentos. Um deles é Medina, o outro, em quarto, é Miguel Pupo, e na última posição dos Top 10, Caio Ibelli. Ainda entre os Top 10, nada de surpresas. Kolohe Andino (3º), Nat Young (5º) e Jack Freestone (8º) são nomes que estariam ali mesmo, que são apontados em uníssono como a tropa que vai tomar a elite mundial nos próximos anos. Alguns, como o próprio Andino, figuram no WT. Entre os brasileiros, ainda foram citados Filipe Toledo, que mesmo ganhando tudo e mais um pouco na categoria está na 29ª posição e  Peterson Crisanto (31º).

A eleição guarda uma seção para os 15 melhores grooms e as 15 meninas mais talentosas. Jack Robinson, de 14 anos, lidera a lista. Ele é aquele mesmo que surfa The Box como ninguém. Carissa Moore é quem dá as cartas entre as garotas.

Abaixo, o hot vídeo com quase todos os talentos citados pela revista

Comentários